PCP Barreiro salienta“A CDU é a força política que mais posições tem na Assembleia Municipal”
Por S.P.
Nuno Costa, Responsável Concelhio do Partido Comunista Português, em conversa de dois minutos com”rostos on lone” respondeu a três perguntas sobre o “caso político“ que agita a vida local nos últimos dias.
Qual a opinião do PCP sobre a eventual substituição de Eduardo Cabrita ?
“Não estamos de acordo com a forma como muitas vezes dirige a Assembleia Municipal e achamos que esta tem um papel muito apagado na vida autárquica do Barreiro. Se for substituído, a sua ausência não será certamente notada. Consideramos até que, o facto de Eduardo Cabrita ser actualmente Secretário de Estado da Administração Local, é razão suficiente para do ponto de vista político e ético haver incompatibilidade nas suas funções. Aliás, o que dizemos para Eduardo Cabrita também se aplica a Luís Mateus que é simultaneamente primeiro secretário da mesa da Assembleia Municipal e assessor a tempo inteiro do presidente da Câmara.”
CDU é a maior força na Assembleia
Na hipótese do PSD não chegar a acordo com o PS, está o PCP disponível para encontrar solução com o PSD ?
“Na Assembleia Municipal do Barreiro a CDU tem 12 eleitos directos e mais cinco Presidentes de Junta; o PS tem 12 eleitos directos e mais três Presidentes de Junta; O PSD tem três eleitos. A CDU é a força política que mais posições tem na Assembleia Municipal.
Quando da eleição do actual Presidente da Assembleia Municipal, a CDU apresentou a sua própria candidatura. O PS e o PSD, agora zangados, acordaram, votaram e elegeram conjuntamente Eduardo Cabrita.
Se vier a haver nova eleição para Presidente da Assembleia Municipal, a CDU apresentará a sua própria candidatura, como fez no início do Mandato.
Hélder Madeira pode voltar
E a finalizarolíder concelhio do PCP colocadoperante o eventual cenário de regresso do Helder Madeira,sublinhou: “Helder Madeira, como eleito autárquico dispensa apresentações e justificações. Sobre o seu regresso à Presidência da Assembleia Municipal, consideramos que é uma real possibilidade, mais que não seja a partir das próximas Eleições Autárquicas.”














