Emídio Xavier – Vereador CMBTão legítimo é estar no poder como estar na oposição

Por Jornal Rostos
Emídio Xavier, Presidente cessante da Câmara Municipal do Barreiro, em conversa com os jornalistas após o acto de posse da nova Câmara Municipal do Barreiro, referiu que no novo executivo - “Os projectos que sejam de interesse para o Barreiro terão o meu apoio”.
Emídio Xavier acrescentou que - “Do resultado das eleições se devem tirar as consequências e, portanto, o PS, estará disponível a aceitar pelouros, se conseguirmos chegar a uma base de trabalho, é nessa base que vamos trabalhar.”
A importância de ser oposição
Interrogado se vai cumprir o seu mandato sublinhou – “Em principio os meus mandatos são para cumprir.
Aliás, sempre tenho dito que a democracia faz-se na alternância. E tão legítimo é estar-se no poder, como estar-se na oposição.
Qualquer função exercida em termos de oposição, é uma função tão legítima como a do poder, essa é a base da democracia.”
Porque não vai assumir pelouros
Para o ex- presidente de Câmara Municipal do Barreiro, que salientou não aceitar pelouros, referiu - “Um Presidente de Câmara, o facto de estar a trabalhar com um ex-Presidente de Câmara não facilita, do meu ponto de vista, a sua noção de poder.
O líder da autarquia tem que ficar claramente definido e fica muito mais bem definido se, efectivamente, a minha participação for neste moldes, do que nos outros.”
PS pode aceitar Pelouros
“O Partido Socialista está disponível para aceitar pelouros.
Eu estou disponível para apoiar os projectos que considero importantes para o Barreiro, mas , acho que a pior coisa que pode acontecer a um líder, é ter alguém que seja de alguma maneira a sua sombra.
Portanto, naturalmente, é nesse contexto que eu acho que o Presidente quando se recandidata e não ganha, não deve assumir pelouros”.














