Silvestre Matos, Comissão de Festas da Baixa da Banheira“Queríamos mais participação, queríamos mais actividades”

Por Jornal Rostos
As Festas da Baixa da Banheira arrancam esta noite, no momento preciso em que Portugal começa o seu encontro com a França.
Silvestre Matos conversou com “Rostos” ali, perto da Igreja de S. José Operário, num intervalo do “atendimento” de pessoas que procuram soluções para participar nas Festas como vendedores.
O tempo urge. Aproxima a hora do começo das Festas.
Sobre o trabalho realizado para levar por diante as Festas, Silvestre Matos sublinha - “Não estou completamente satisfeito porque sinto que não temos o acompanhamento, principalmente por parte das associações, porque são estas que movimentam mais gente e mais jovens na nossa terra. Convidámos a participarem e, infelizmente, houve muito pouca participação”.
Sublinhou, no entanto a participação do Grupo Coral Alentejano e o Rancho Folclórico da Baixa da Serra que dão a colaboração, promovendo actividades do Programa de Festas.
Acabam por pensar que nós fazemos as festas
“A população em si, que normalmente dá um contributo financeiro, este ano, como isto está tão ruim, as pessoas não têm dado aquela participação que a Comissão de Festas precisava, para além de as pessoas se acomodarem e não darem os seu contributo à Comissão. As pessoas acabam por pensar que nós fazemos as festas. Está lá o Silvestre, a Luísa, o Pires, todos nós, e encostam-se um bocado. E, de facto, isto começa a cansar, porque é muito trabalho para meia dúzia de pessoas” – refere Silvestre Matos.
Nós queríamos mais e mais participação
Mas, salienta Silvestre Matos, apesar de todo o trabalho e esforço que é exigido aos membros da Comissão de Festas para organizar o evento – “Isto é gratificante, nós sentirmos que conseguimos realizar alguma coisa. Não é aquilo que nós queríamos, não é aquilo que nós idealizámos para as Festas da Baixa da Banheira, nós queríamos mais, queríamos mais participação, queríamos mais actividades, mas, não foi possível, com o dinheiro que nós temos, tentamos fazer o melhor e trazer um bocadinho de cada, para o desporto, para a cultura, para os espectáculos”.
Relação coma Junta é de cinco estrelas
“A nossa relação com a Junta de Freguesia da Baixa da Banheira é de cinco estrelas. Aliás, não era possível fazer a Festa sem o contributo da Junta de Freguesia” – refere o Coordenador da Comissão de Festas da Baixa da Banheira.
“Estou satisfeito com o trabalho realizado. É muito gratificante. O que agora digo, é convidar as pessoas para que venham à Festa, venham ver a festa, visitem-nos e de certeza não vão perder o seu tempo.” – referiu a finalizar Silvestre Matos














