Saltar para o conteúdo
Postais

Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro“As Festas do Barreiro são isso mesmo, um tempo de festa e diversão”

. “Poderíamos correr o risco de não termos festas este ano tendo em conta a situação financeira da Câmara Municipal”

Agora que as Festas do Barreiro em Honra de Nossa Senhora do Rosário se aproximam em passos largos, quisemos conversar um pouco com Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, sobre o que se pode esperar este ano desta tradição emblemática do concelho, este ano subordinadas ao tema "30 Anos de Poder Local".

4 min de leitura
Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro “As Festas do Barreiro são isso mesmo, um tempo de festa e diversão”

Por Jornal Rostos

O Presidente da Câmara Municipal do Barreiro referiu ao “Rostos” que este ano as Festas do Barreiro estiveram em risco de não se realizar devido às condições financeiras da autarquia.

Queremos sempre acrescentar algo de diferente a cada ano

Como vão ser as festas este ano?
“São as primeiras que realizamos este mandato, e queremos que festas futuras tenham os traços tradicionais, mas queremos sempre acrescentar algo de diferente a cada ano. De qualquer forma as Festas do Barreiro são um momento de convívio, de encontro, de festa e pretendemos que seja uma festa que é festa.
E isso é para nós o fundamental neste ano e neste momento.
Do que nos é dado a perceber há uma adesão interessante de feirantes e de expositores, com alguns novos a instalarem-se no espaço da feira.
O espaço das tasquinhas teve alguma valorização este ano, o mesmo acontecendo com o espaço dos artesãos.
Criamos também um novo espaço dedicado à juventude, procurando assim responder a todos os públicos que nos visitam.”

Procura atingir e direccionar-se para vários públicos

Como será ao nível da animação?
“Sobre a animação, além de mantermos o que foi feito durante os últimos anos, acrescentámos mais um palco e podemos dizer que temos três palcos: o das marés, o principal, o palco das tasquinhas e o palco da juventude, que não sendo bem um palco é um espaço de animação permanente, além da animação de rua diária, que consideramos ser um elemento de valorização das festas, sendo um elemento essencial neste sentido da festa que é festa.
Do ponto de vista do plano artístico, este é interessante, diversificado e que procura atingir e direccionar-se para vários públicos, com a diversidade que o concelho do Barreiro hoje tem, mas pensamos também que pode vir a ser valorizado no futuro.
No campo do desporto vão ter lugar um conjunto de eventos desportivos que procuramos, na linha do que tem sido hábito, valorizar e sempre que possível alargar.”

Resposta de alguns empresários do concelho ao apelo de apoio

Quais são as perspectivas para este ano?
“As perspectivas que temos, embora saibamos que a realidade obriga sempre a algumas alterações, é que estas festas vão satisfazer a população do Barreiro.
Sublinhava ainda um aspecto que para nós é muito importante, que foi a resposta de alguns dos empresários do concelho ao nosso apelo de apoio, até tendo em conta o momento difícil que vivemos.
Não fomos tão longe quanto o que pensávamos que era possível e necessário ir, mas ficará para outras oportunidades, mas conseguimos reunir apoios muito interessantes que nos ajudam a pagar as festas e é um investimento que acaba por dar mais espaço de manobra à Câmara.
Posso dizer que poderíamos correr o risco de não termos festas este ano tendo em conta a situação financeira da Câmara Municipal. A todos estes empresários é preciso agradecer e dar uma palavra de estímulo para que possam continuar a apoiar o município.”

Celebrar os trinta anos das primeiras eleições para o Poder Local.

Em simultâneo decorre a IV Mostra Empresarial e Institucional do Barreiro. Como foi a sua organização?
“Consideramos muito importante o desenvolvimento económico do concelho e por isso mantemos esta mostra empresarial e institucional, onde está integrada a exposição do município, ao ar livre, em que pretendemos dar uma integrada de alguns aspectos do município, até porque estamos a celebrar os trinta anos das primeiras eleições para o Poder Local.
Nesta exposição pretendemos mostrar não só o que é a actualidade do Barreiro hoje como alguns aspectos pontuais das alterações que tiveram lugar no nosso concelho.”

Maria do Carmo Torres

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção