Pedro Mateus, Presidente da Concelhia do PS Barreiro“Vou dar continuidade a um trabalho que foi iniciado pelo meu antecessor”

Por Jornal Rostos
“Vou dar continuidade a um trabalho que foi iniciado pelo meu antecessor”
Significado que tem para si assumir o cargo de Presidente da Concelhia do PS Barreiro?
“No fundo a questão é que vou dar continuidade a um trabalho que foi iniciado pelo meu antecessor, nós tínhamos um projecto iniciado em 2006, é um projecto de quatro anos e o meu objectivo é cumpri-lo. Isto não é um projecto de uma pessoa ou de uma cara, é um projecto de um grupo de pessoas e foi isso que iniciámos em 2006. Em 2006 prometemos levar o partido à vitória em 2009, aliás o nosso lema era “vencer 2009” e vamos chegar a 2009, é esse o meu objectivo.”
“Vamos sentir o pulsar da população, vamos denunciar as situações mais graves”
No seu discurso falou das preocupações sociais e da questão da participação dos cidadãos, quais são os objectivos e como pretende levar isso a cabo?
“Em primeira instância, como expliquei, eu vou aos sítios, nós vamos visitar os locais, como aliás fizemos, vamos falar com as pessoas, vamos reunir com as pessoas, vamos sentir o pulsar da população, vamos denunciar as situações mais graves. Há pessoas a viver em antigos estábulos desde 1973 e a pagarem rendas de 300 euros na Quinta da Amoreira, isto em pleno Barreiro. Há um roteiro da pobreza gravíssimo no Barreiro, que não pode passar a acontecer. Por isso é que eu disse que é importante que o próprio partido também se articule do ponto de vista do distrito, para que possamos também ter informação, nós somos Governo, e possamos transmitir essa informação às pessoas para bem da sua vida e para melhorar o quotidiano dessas pessoas.”
“Nós, enquanto força de oposição, acho que é esse o nosso papel fundamental”
Falou também que a partir de Maio irão promover visitas a todo o concelho, em que ponto é que essas visitas vão divergir das que têm sido promovidas pelo actual executivo camarário?
“A questão é, fazem Roteiros, há Opções Participadas mas onde é que estão os resultados das Opções Participadas? Onde é que está a opinião das pessoas? Onde é que estão os relatórios dessas Opções Participadas? Em que é que essas Opções Participadas contribuíram para melhorar a vida das pessoas? Não há relatórios, não há nada. E o senhor presidente da Câmara não nos diz, nós não sabemos. O senhor presidente da Câmara sabe que há pessoas a viverem em situações miseráveis na Quinta da Mina. Nós temos o PER (Programa Especial de Realojamento) um programa para ser activado que está a 40 por cento da sua execução, porque é que esse programa não é levado a cabo? E o Prohabita (Programa de Financiamento para Acesso à Habitação) para o Bairro das Palmeiras, que nós deixámos preparado quando lá estivemos. Porque nós vamos aos locais e denunciamos as situações. Nós já apresentámos estas situações no ano passado à Câmara. Nós, enquanto força de oposição, acho que é esse o nosso papel fundamental.”
“As visitas vão no sentido de dar visibilidade aquelas pessoas que têm rosto, que têm nomes”
E as visitas vão nesse sentido, de denunciar as situações?
“As visitas vão no sentido de dar visibilidade aquelas pessoas que têm rosto, que têm nomes e que precisam de ajuda muito séria neste momento. O Barreiro está com um roteiro da pobreza que tem de ser claramente denunciado, com a ajuda da comunicação social, que acho que tem um papel fundamental nesse aspecto.”
Andreia Catarina Lopes














