Saltar para o conteúdo
Postais

Juvenal Silvestre, presidente da Junta de Freguesia de CoinaFestas Populares de Coina - Um meio para divulgar o que é feito nas nossas colectividades

Juvenal Silvestre, presidente da Junta de Freguesia de Coina, sublinha que a realização das Festas de Coina é uma aposta da autarquia de forma que “a população viva quatro dias diferentes, que permitam que as pessoas possam divertir-se e conviver”.
O autarca considera que “as Festas são festas populares, porque queremos que exista um envolvimento de todas as pessoas nas festas”.

4 min de leitura
Juvenal Silvestre, presidente da Junta de Freguesia de Coina Festas Populares de Coina - Um meio para divulgar o que é feito nas nossas colectividades

Por Jornal Rostos

Recordou que, tal como em anos anteriores, manteve-se a tradição de promover um peditório junto da população – “para nós os peditórios, são um momento importante na realização das festas, é uma iniciativa que nos permite sentir o pulsar das pessoas, porque permite uma relação directa com as pessoas. O Executivo da Junta de Freguesia participa nas acções do peditório. Estes contactos permitem conversar com as pessoas e sabermos o que as pessoas pensam da freguesia e querem das nossas festas.”

Contributo maior para as festas

Juvenal Silvestre salienta que este ano, apesar da crise, as pessoas através do peditório deram um contributo maior para as festas que no ano anterior.
“Acredito que as pessoas têm mais dificuldades hoje que tinham o ano passado, mas participaram mais, e, digo-lhe, isso para nós é um estímulo, é um incentivo. Sinto que as pessoas querem participar e consideram que as festas são importantes para a nossa terra” – refere o presidente da Junta de Freguesia de Coina, recordando que mesmo na organização do peditório registou-se maior colaboração, desde jovens a pessoas mais idosas.
“Para nós isto é importante, porque queremos que as festas sejam uma iniciativa que conte com o envolvimento das pessoas. Para nós as festas são as pessoas e para as pessoas da freguesia, para as colectividades, que todos sintam as festas como um meio para divulgarem o que é feito nas nossas colectividades” – sublinhou Juvenal Silvestre.

População participa na organização das festas

Refere o presidente da Junta de Freguesia de Coina que o programa conta muito com a “prata da casa” desde o Grupo de danças Estrelinhas do Estrelas Areenses, passando pelo Grupo Hip-hop do CATICA - «MGBOOS», o Rancho Folclórico Infantil do Infantário «Canto Alegre» o desfile das Marchas Populares, ou a actuação do Grupo de Danças Modernas do União de Coina.
No âmbito das Festas realiza-se o 7º Grande Prémio de Atletismo das Festas Populares de Coina.
O Almoço aberto à população da freguesia, com sardinhada e com febras, que decorre no Parque das Merendas – “este é um momento de grande convívio entre todos, de jovens, idosos, autarcas, trabalhadores, dirigentes associativos. É um dia muito importante” – salienta Juvenal Silvestre.
“A população participa na organização das festas, na preparação do espaço. Há uma grande envolvência da população” – sublinha.
A procissão em honra de Nª Srª dos Remédios realiza-se no dia 12 de Julho, pelas 17 horas.
As Festas Populares de Coina, este ano encerram com um espectáculo que conta com a presença de Quim Barreiro, seguindo no final o tradicional fogo de artificio.
“Valeu e vale a pena promovermos as Festas Populares de Coina” – sublinha Juvenal Silvestre.

Programa das Festas Populares de Coina

Dia 9 de Julho

21 horas – Abertura das Festas
21,30 horas – Actuação do Grupo de Dança “As Estrelinhas” do Grupo Desportivo Estrelas Areenses
22 horas – Baile com a Banda Musical “4 Audição”

Dia 10 de Julho

21,30 horas – Largada de Toiros
22,30 horas – Actuação da Banda “Chico Moreno” e suas bailarinas

Dia 11 de Julho

18 horas – Largada de Toiros
21,30 horas – Actuação do Rancho Folclórico Infantil “Canto Alegre”
22,30 horas – Grande Desfile de Marchas Populares da Freguesia – CATICA e Junta de Freguesia

23,30 horas - Grande Espectáculo com a Banda “AIPOD” ( ex- Atre&Som) – São 3 horas de espectáculo

Dia 12 de Julho

9,30 horas – 7º Grande Prémio de Atletismo
11 horas – Missa Solene em Honra de Nª Srª dos Remédios

12 horas – Almoço Aberto à População da Freguesia – Sardinhada e Febras
No Parque de Merendas

17 horas – Recitação do Terço na Igreja de Coina
17,30 horas – Procissão em Honra de Nª Srª dos Remédios, acompanhada pela Bamda da URCD de Coina

18,30 horas – Largada de Toiros
21,30 horas – Actuação do Grupo de Danças Modernas do URCD de Coina – “Contraste”
22,30 horas - Grande Espectáculo com Quim Barreiros e sua Banda

24 horas – Encerramento das Festas com Grandioso Fogo de Artificio

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção