Saltar para o conteúdo
Postais

Júlio Rebelo – Presidente da Junta de Freguesia de Palhais - BarreiroAutarca lamenta inexistência de um Lar de Idosos na Freguesia

Júlio Rebelo, presidente da Junta de Freguesia de Palhais, faz um balanço “bastante positivo” do ano que chega agora ao fim. De 2010, o autarca destaca algumas intervenções realizadas na Freguesia apesar de “não ter conseguido fazer tudo o que gostaria”.

O responsável pela Junta de Palhais revelou, igualmente, alguns desejos para 2011. Destes, destaca a construção de um Centro de Saúde e de um Lar de Idosos, a fim de dignificar a população mais idosa que “está a aumentar” na Freguesia.

4 min de leitura
Júlio Rebelo – Presidente da Junta de Freguesia de Palhais - Barreiro Autarca lamenta inexistência de um Lar de Idosos na Freguesia

Por Jornal Rostos

Que balanço faz do ano que agora termina?

Fazemos um balanço bastante positivo do trabalho realizado. Concluímos a construção de um passeio pedonal ligando Palhais à Vila Chã ao longo do Caminho Municipal 1134 melhorando, significativamente, a mobilidade e a segurança dos peões.
Remodelámos o Jardim e Casa de Arrumos do Jardim de entrada da Quinta do Torrão dotando-o com novos equipamentos e beneficiando o lago.
Demos passos significativos na Requalificação da Frente Ribeirinha e na Limpeza da Praia de Palhais.
Assegurámos a manutenção de passeios e calçadas, jardins e espaços verdes no âmbito do Protocolo de Descentralizações com a CMB. O mesmo relativamente à Escola Básica e ao seu Polidesportivo cuja manutenção é também da nossa responsabilidade.
Realizámos ainda várias actividades de natureza sociocultural, ocupação de tempos livres e lazer para os nossos fregueses.
É claro que não conseguimos fazer tudo o que gostaríamos de ter feito mas o balanço é globalmente positivo.
Lamentamos que o Poder Central e as Estradas de Portugal não tenham sido sensíveis aos argumentos para construção da Variante de Palhais, absolutamente indispensável, para acabar com os constrangimentos actuais com o elevado tráfego, paragens sucessivas nos semáforos, longas filas de trânsito no entroncamento com a EN11-2 junto à firma ‘Covelo e Pinto’, poluição e um efeito de barreira na passagem de peões entre a parte Nascente e Poente da Freguesia.

Quais as perspectivas para 2011?

Face à redução de verbas recebidas do Poder Central, tentaremos continuar a levar o nosso programa à prática, pugnando por uma Freguesia onde seja um prazer viver, a nível ambiental e de qualidade de vida. Dado não ser possível a construção de novos pavilhões e remodelação da Escola Básica, em 2011 faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para assegurar uma manutenção adequada das instalações existentes, de modo a proporcionar as melhores condições possíveis às nossas crianças e seus professores.
Pensamos dar novos passos na requalificação da Frente Ribeirinha assegurando a sua fruição pelos nossos fregueses. Automatizar a rega dos Jardins da Quinta de São João Norte e Quinta da Hortinha, realização da obra do Triângulo Rua Camilo Castelo Branco/Rua das Vieiras e melhoramento do piso da Rua do Convento e da Rua que liga a Imarsa ao Caminho Municipal 1134.
Estaremos atentos à situação social das famílias de modo a intervir em reconhecidas situações de carência.

Qual, ou quais, os assuntos que considera mais relevantes na Junta de Freguesia de Palhais?

Em primeiro lugar a construção da Variante de Palhais, obra indispensável para assegurar a qualidade de vida que gostaríamos de garantir à população da Freguesia.
A falta de policiamento é outra grande preocupação da Freguesia, face aos assaltos que continuam a vitimar os nossos vizinhos e à impunidade com que os criminosos e vândalos se movimentam dando-se já ao requinte de não pouparem os equipamentos públicos, fazendo ralis, destruindo a sinalização vertical, roubando controladores de rega, tampas de caixas de saneamento e sarjetas.
Gostaríamos ainda de ver construído um Centro de Saúde. A população da Freguesia é idosa, está a aumentar e parece-nos pouco lógico que o Estado esteja a pagar renda por instalações com condições insuficientes para um bom serviço quando tem terreno disponível para construir de raíz um edifício adequado.
Por fim, mas não menos importante, Palhais beneficiou recentemente da construção de uma nova creche da Misericórdia e outra do CASP. A Freguesia tem assim uma oferta que cobre as necessidades da terra e permite receber crianças de outras freguesias. Lamentamos que o mesmo não tenha acontecido com a instalação de um Lar de Idosos.
Os nossos Idosos, muitos deles regressados de longos períodos de emigração, quando se vêem forçados ao internamento em lares, vêem-se obrigados a emigrar de novo, agora para freguesias e concelhos vizinhos, mais afastados da família. Acabam quase sempre por regressar de novo para um último encontro com familiares e derradeira despedida dos amigos e vizinhos. Não lhes proporcionámos um lar em vida mas asseguramos-lhes instalações para o velório. Pela nossa parte tudo faremos para terminar com esta situação, estando disponíveis para fazer parcerias de modo a colmatar esta falha.

Vanessa Sardinha

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção