João Lobo, Presidente da Câmara Municipal da MoitaPDM documento estratégico para o progresso almejado para o concelho da Moita
“A entrada em vigor do PDM, que pôs fim a um processo que se arrastou por mais de 10 anos e que é determinante para o futuro do Município é, sem dúvida, o aspecto de maior relevo” – sublinha o autarca.
O ano 2011 segundo João Lobo – “ficará ainda marcado pela construção do açude da Caldeira da Moita, do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira e a entrada em funcionamento do Centro Comunitário e Multiserviços e da ETAR Moita / Barreiro”.

Por Jornal Rostos
Que balanço fazem do ano 2010?
Foi um ano de grandes dificuldades para todos, incluindo para as autarquias locais. O agravamento da situação financeira, os cortes do Orçamento de Estado e a falta de investimentos da Administração Central no Município da Moita inviabilizaram a concretização de projectos que são estruturantes para o nosso desenvolvimento. Ainda assim, conseguimos cumprir os nossos objectivos e o nosso plano de actividades.
Que perspectivas coloca para o ano 2011?
Em 2011 vão continuar os cortes do Orçamento de Estado, bem como a redução que se tem vindo a verificar nas receitas próprias municipais e os aumentos dos custos de funcionamento, a par do aumento do IVA e de outros impostos.
Temos previstas diversas medidas de redução e contenção de custos com as actividades municipais, designadamente a suspensão da realização da Feira Equestre, a redução no apoio às festas populares, na actividade cultural, desportiva, promocional e turística, bem como nas verbas referentes à delegação de competências para as juntas de freguesia.
Em suma, vai ser um ano mais difícil, no entanto, pesem todas as dificuldades não iremos estar parados e continuaremos a fazer todos os esforços para dotar o concelho da Moita de mais infra-estruturas e equipamentos que contribuam para o desenvolvimento e qualidade de vida da nossa população. Este ano, ficará ainda marcado pela construção do açude da Caldeira da Moita, do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira e a entrada em funcionamento do Centro Comunitário e Multiserviços e da ETAR Moita/Barreiro.
Que assunto de maior relevo destaca no concelho no ano 2010?
Destacamos, em 2010, a aprovação do Plano Director Municipal. Poderíamos referir outros assuntos, mas a entrada em vigor do PDM, que pôs fim a um processo que se arrastou por mais de 10 anos e que é determinante para o futuro do Município é, sem dúvida, o aspecto de maior relevo, tendo sempre presente que a sua aprovação, em 2005, teria impactos positivos no desenvolvimento do Município e que hoje, em face da conjuntura, não tem. Mas é um documento estratégico para o progresso almejado para o concelho da Moita.














