Participaram nesta edição 40 restaurantes‘O Leal’ vence Concurso Gastronómico do Concelho de Almada
Por Jornal Rostos
O 2º lugar foi para O ‘Sabor Mineiro II’, na Charneca de Caparica, e o 3º lugar foi ganho pelo restaurante ‘Museu dos Sabores’, na Cova da Piedade.
Este ano concorreram 40 restaurantes, de várias freguesias do concelho, num certame, organizado pela Câmara Municipal de Almada, que decorreu entre 28 de Abril e 28 de Maio.
Restaurantes premiados
1º Prémio – O Leal (Sobreda)
Entrada: Vol au vent de bacalhau à moda da nossa costa
Prato principal: Lombinhos de porco com crosta de broa de milho e ervas frescas, gratinado dauphinois e trilogia de legumes
Sobremesa: Delicia dos bosques com coulis de frutos silvestres
2º Prémio – Sabor Mineiro II (Charneca de Caparica)
Entrada: Caldinho de Feijão
Prato principal: Rodízio de carnes
Sobremesa: Mousse de maracujá
3º Prémio – Museu dos Sabores (Cova da Piedade)
Entrada: Entremeada de pêra cozida em vinho do Porto e queijo de cabra em trouxa crocante
Prato principal: Naco de novilho lacado com mel e soja em cama de legumes e rissoto de farinheira
Sobremesa: Trilogia, quente e fria, de chocolates com saladinha de fruta em folha de amêndoa
Melhor Entrada– Restaurante Amarra Ó Tejo (Almada)
Coração de Alface recheado
Melhor Prato Principal – Restaurante Academia dos Sabores (Cova da Piedade)
Esmagada de batata com bacalhau e broa
Melhor Sobremesa– Restaurante Caldeiradas (Trafaria)
Taça surpresa
Prémio Qualidade (Equipamento e Serviços) – Restaurante Pata Roxa (Costa da Caparica)
Equivalente ao primeiro prémio
Entrada: Pata-negra e meloa
Prato principal: Peixe-galo com arroz de lingueirão
Sobremesa: Sericaia, com ameixa e gelado
Este certame, organizado anualmente, visa promover a qualidade e a diversidade da oferta gastronómica do concelho, dinamizar a área da restauração, melhorar a oferta turística e elaborar um roteiro gastronómico.
Na cerimónia de entrega de prémios estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, o vereador com o pelouro do Turismo, António Matos, o presidente da Assembleia Municipal de Almada, José Manuel Maia e os membros do júri (representantes da Câmara Municipal de Almada, da Associação da Restauração e Similares de Portugal, da Região de Turismo da Costa Azul, da Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal – delegação de Almada e de dois chefes de cozinha profissionais).














