Saltar para o conteúdo
Quotidianos

Poluição no Barreiro com risco para a saúdeMinistério do Ambiente suspende laboração de Amoníaco de Portugal

. Concentrações médias horárias máximas, foram de 758 miligramas por metro cúbico e de 1.545 miligramas

De acordo com noticia divulgada pela Agência Lusa, forma hoje ultrapassados os níveis de dióxido de enxofre previstos na lei (500 miligramas por metro cúbico) pela AP _ Amoníacos de Portugal, facto que levou o Ministério do Ambiente a optar por suspender a laboração naquele complexo industrial.

3 min de leitura
Poluição no Barreiro com risco para a saúde Ministério do Ambiente suspende laboração de Amoníaco de Portugal

Por Jornal Rostos

A situação refere a Agência LUSA levou o Ministério do Ambiente a suspender a laboração naquele complexo industrial, no Lavradio – Barreiro.
Sublinha a notícia da LUSA que os níveis de dióxido de enxofre foram ultrapassados entre - as 01:00 e as 4:00 e entre as 14:00 e as 17:00 – verificando-se que naqueles períodos foram registados valores, respectivamente, em cada um deles, nos quais as concentrações médias horárias máximas, foram de 758 miligramas por metro cúbico e de 1.545 miligramas por metro cúbico, segundo comunicado do Ministério do Ambiente, divulgado pela LUSA.

Riscos para a saúde humana

Sublinha a Lusa que, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) entendeu, perante a situação registada, justificar-se a adopção das medidas cautelares para a prevenção ou eliminação de situações de perigo, num caso onde considera que existem "riscos para a saúde humana".

ASDAL alertou CCDR-LVT

De recordar que a ASDAL – Associação de Defesa do Ambiente do Lavradio, em contactos que estabeleceu com a CCDR-LVT, em comunicado que divulgou à população, referia que contactou – “a Direcção Geral do Ambiente da Comissão Coordenadora da Região de Lisboa e Vale do Tejo, no sentido de alertar para a situação anormal que se estava a registar e procurar obter informação sobre os índices de poluição, cujo controle é da responsabilidade daquela entidade.
Fomos informados que, dado o alerta, iriam ser desenvolvidas acções de controle e avaliação, promovendo-se, a inspecção caso a situação não se altere e os problemas técnicos referenciados continuem a afectar o ambiente.”
Verifica-se, portanto, que a situação foi devidamente acompanhada pela CCDR-LVT e que, perante a existência de situações de risco para a saúde humana, tal como a ASDAL, alertara, optou pela suspensão da laboração da Amoníacos de Portugal.
“Nos últimos dias têm vindo a registar-se no Lavradio situações anormais de poluição atmosférica, vivendo a população, nas zonas envolventes das fábricas, situações insuportáveis e que afectam a qualidade de vida.” – sublinhava o comunicado distribuído à população pela ASDAL.

Abaixo-assinado reolhe 1500 assinaturas

De referir, igualmente, que um grupo de cidadãos promoveu um abaixo-assinado através do qual recolheu 1500 assinaturas, em protesto e exigi do controle da situaçao.
Foram, ainda, apresentadas queixas por moradores a entidades policiais.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção