Barreiro, Seixal e SinesPoderão candidatar-se ao QREN para resolução dos problemas relacionados com os territórios contaminados
Dessa verba é referido, 50 milhões de euros serão investidos em sítios contaminados – como os terrenos afectos à antiga zona industrial de Estarreja, antiga Siderurgia Nacional (Seixal e Maia), zona industrial do Barreiro, complexo de Sines e bacia do Alviela - e 45 milhões em minas abandonadas.

Por Jornal Rostos
Segundo a notícia da Lusa “podem ser apresentados projectos para reduzir e eliminar focos de contaminação, acções preventivas em áreas degradadas e de requalificação e ainda acções de monitorização da contaminação em solos considerados de intervenção prioritária a nível nacional.
As candidaturas podem ser apresentadas até 29 de Agosto.”
Refere a noticia que “dados do Instituto de Resíduos recolhidos no ano passado indicavam que o passivo ambiental de resíduos perigosos em Portugal atingia as 300 mil toneladas, depositadas em Sines, Alcanena, Barreiro e Seixal desde a década de 1950.
As candidaturas para "Recuperação do Passivo Ambiental" estão integradas no eixo de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos Naturais e Tecnológicas do Programa Nacional de Valorização do Território com uma dotação orçamental de 762 milhões de euros, para investir entre 2007 e 2013.














