Globalizaçao Vs. DesintegraçaoPor Henrique Silva
Barreiro

Por Jornal Rostos
Globalizaçao quanto nos tens desiludidos e inquietos. Há anos atrás, ao início que se começou a ouvir falar desse fenómeno de Mundializaçao da economía, pensou-se de imediato, que seria uma dessas coisas boas da vida, para todos. Pensou-se, que se trataría de um processo dinamizador, multiplicador, integrador e unificador, entre países e pessoas do mundo. Nada mais falso, os resultados sao patéticos e aí, há indicios para preocupar-se.
A Globalizaçao, tal como a percebemos nos nossos dias, esta a levar o Mundo a um caos imenso, desordenado, cartelizado e fortemente desregulado em quanto a regras e princípos civicos, jurídicos e económicos. A soberania, já quase nao existe no sentido legislativo e administrativo; a convivência entre Naçoes fez-se percursora de desiquilibrios perigosos e de dupla moral, sem Ética nem Moral.
Estamos na porta, de uma Anarquia endémica Global, sem recursos de sustentaçao, nem uma pizca de lógica, na segurança e no progresso.
Estamos distanciando-nos da conformidade coletiva, do sexto sentido, da madurez através dos quais se alcançaríam, valores de estabilidade, de enriquecimento acrescido, a par com o nosso grau de inteligencia. Estamos distanciando-nos de um modus vivendi inteligível, respeituoso e autosustentado, capaz de legitimar a maior quantidade de pessoas pensantes.
Por culpa de uma minoria acéfalica, demagógica e Ruim – como se diz no Brasil.
Estamos ante um fenómeno Mundial e Global, um subtipo da Bipolaridade, que se expressa em condutas paranóicas, de lutas corsáricas pelo Poder e o Dinheiro.
Tudo isto até quando? Tudo isto, sem o respeito do pensamento dos demais, da vida humana, como se estivéssemos no século XIV?
Paupérrima individualidade a nossa. Temos adquirido condutas que só vao a caminho da Desintegraçao total da Universalidade. Temos de começar outra vez pelo início. Temos de aprender a respeitar-nos e deixar-nos desses jogos demagógicos de se quer Ter, em vez de Ser.
Esta é uma Realidade muito dura, pelo que duvido que alguém tenha Autoridade moral para exigir que tenhamos a esmagadora Maioria, que subjugar-nos a Ela.
Eis uma Maioria Humana, administrada por uma Corda de Acéfalos, gente sem preparaçao, pretenciosa, arrogante e que recusa a Humildade do “aprender”. Acéfalos que de Economia nem sabem nem deixam saber, porque nas suas vidas nem um prego souberam pregar.
Se o futuro se traçar tal e qual, sob o feudo do Consumismo, da Volubilidade, da Tecnocracia e do Cientismo desregulados, e das “trapalhadas colaterais”, entao, seguiremos bem desencaminhados, como habitantes neo-escravisados expostos à delinquencia dos “ Tuttis Fa “ que pululam por todos os lados do Planeta e nos roubam. Maiorias, nao baixemos os braços, a Luta pela transparencia e a Justiça deve continuar.
Porém, há Reformas Sociais, expontâneas e “certeiras” pelo bom caminho!
Tao Verdade é que, o Instinto da Sobrevivencia nos assistirá a todos.
Henrique Silva,
Agosto, 2014.














