Factos sobre a água para consumo humano – Parte 10Por David Cabanas
Barreiro

Por Jornal Rostos
A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos atribuiu pela segunda vez os selos de “Qualidade exemplar da água para consumo humano”.
A Câmara Municipal do Barreiro foi galardoada pela segunda vez consecutiva, motivo de orgulho para todos os barreirenses, que se podem regozijar de poderem consumir uma água de qualidade.
Estes selos evidenciam as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano.
De facto, o panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança. No entanto, a entidade reguladora do setor achou por bem distinguir aquelas entidades que, dentro de um universo que garante 98,2% de água segura, se distinguem pela excelência.
E caminhar em direção à excelência com mais confiança, conhecimento e, portanto, com melhor preparação para responder eficazmente aos desafios deve ser sempre uma meta e um fator motivacional para quem trabalha nesta área.
Continuando na senda dos meus artigos anteriores, hoje aproveito para escrever um pouco sobre a dureza da água, que é um assunto muito solicitado pelos munícipes.
Assim, a dureza da água é causada pela presença de sais dissolvidos, essencialmente cálcio e magnésio. A água é considerada dura quando existem valores significativos destes sais e macia quando contém pequenas quantidades. A água no Barreiro é naturalmente uma água dura.
As águas duras poderão não dissolver bem sabão, detergentes ou champôs, apresentando maior dificuldade em fazer espuma. Também poderão causar mais facilmente depósitos de calcário nos equipamentos, principalmente os que funcionam com água quente.
Nos pequenos eletrodomésticos, os depósitos de calcário são fáceis de eliminar com uma solução de vinagre branco. Para as máquinas de lavar roupa e loiça, existem no mercado pastilhas anticalcário que se adicionam ao detergente e que evitam a formação destes depósitos.
Do ponto de vista sanitário, a dureza da água não apresenta inconvenientes. Os sais dissolvidos na água não causam riscos para a saúde, bem pelo contrário, o cálcio e o magnésio são mesmo recomendados para crianças e jovens em crescimento e são elementos saudáveis para os dentes e ossos de todos. Por esse motivo a água da torneira pode contribuir para as nossas necessidades diárias destes sais.
Assim…
…A água da torneira é para beber, mas sempre com moderação.
David Cabanas, Eng.º do Ambiente














