É urgente e necessário investir nos nossos bombeirosHélder Leal Rodrigues
Barreiro

Por Jornal Rostos
Neste Dia Municipal do Bombeiro, devemos todos saudar as nossas corporações, Bombeiros Voluntários do Barreiro - Corpo de Salvação Pública e Bombeiros Voluntários Sul e Sueste, pelo seu trabalho diário em prol da nossa comunidade. Não há palavras suficientes para agradecer o trabalho realizado por estes homens e mulheres que, de forma voluntária, arriscam a vida em prol dos outros.
É muitas vezes esquecido que o trabalho do bombeiro vai muito além do combate ao fogo. De forma abnegada e convicta, estes homens e mulheres têm um papel insubstituível no apoio e socorro às populações e os barreirenses sabem que podem contar com esse apoio.
Mas é no combate ao fogo que os nossos Bombeiros mais arriscam a sua vida. Sem receio, salvam vidas e bens, enfrentam infortúnios e não viram a cara perante o perigo. Não só no Barreiro mas, também, quando a calamidade assombra o nosso país e é necessário para apoiar os seus companheiros de combate e os portugueses, como o foi nos dias de pior memória que ocorreram em 2017.
Os meios à disposição são escassos e muitas vezes, fruto do uso intensivo, já em parcas condições. Não esqueçamos que este é um trabalho voluntário. Ninguém é bombeiro por ambição, mas sim por convicção. Mas a convicção precisa de ser acompanhada com a motivação. Não podemos ter homens e mulheres desmotivados quando são o garante do socorro das nossas populações. É por isso urgente e necessário investir nos nossos bombeiros e disponibilizar mais e melhores meios de socorro e combate a quem arrisca a vida por nós.
Aos nossos bombeiros: o mais sincero obrigado.
Hélder Leal Rodrigues
Presidente da JP Barreiro














