RAZÕES DE UMA CANDIDATURA
Conheço as dificuldades do caminho mas sem falsas modéstias, sei que estou preparada para este desafio.

Por Jornal Rostos
Anima-me lutar por esta causa, pelo concelho onde nasci e pelas suas gentes. Essa é a minha principal inspiração.
Sei que este vai ser um percurso duro e exigente. Mas, na minha vida não me recordo de ter conseguido nada de positivo que não fosse “a pulso”, na base do trabalho e da dedicação.
Sei, também, que é grande a expectativa sobre o que eu possa representar de mais valia para o concelho e, por isso, o patamar de exigência que sobre mim, naturalmente, recaí, é grande. Aceito isso com satisfação porque a única razão que encontro para que a “fasquia” seja colocada mais alto resulta do reconhecimento de que neste projecto existe uma verdadeira alternativa para o Concelho da Moita.
Cabe-me a mim estar à altura da confiança que me foi dada pelo PS e das exigências que a população em geral me vai colocar. Não receio isso Ao desafio responderei com ambição, com verdade e com coragem.
O Concelho da Moita necessita que assim seja para que consigamos dar largos passos em frente e aproximarmo-nos dos concelhos mais qualificados e dinâmicos quer da Península de Setúbal, quer da Área Metropolitana de Lisboa.
Assumo este desafio como um acto de cidadania porque é minha convicção de que quem não conseguiu em 30 anos “alargar horizontes”, tendo disponíveis todas as condições fundamentais para a realização de um trabalho eficaz, não o vai conseguir agora.
Os protagonistas do PCP/CDU tiveram todas as condições fundamentais porque tiveram tempo, dinheiro e estabilidade.
Tiveram tempo porque governaram durante os 30 anos da Democracia.
Tiveram dinheiro porque usufruíram dos recursos e apoios disponibilizados por todos os Quadros Comunitários.
Tiveram estabilidade porque governaram com maiorias absolutas.
Com os ventos a favor, o resultado final ficou aquém do desejável. Acresce a completa incapacidade reivindicativa junto da administração central e de incentivo à iniciativa privada. Nestes casos a “falta de jeito” é avassaladora. Ao longo de anos não conseguiram que os governos centrais olhassem para o concelho com a atenção que ele merece. Não conseguiram reivindicar a construção de equipamentos de segurança, não conseguiram reivindicar a ampliação dos serviços de saúde,….Não foram capazes de provocar a atractividade ao emprego. Não conseguiram interlocutores, não têm capacidades “diplomáticas”, não tiveram resultados. Falharam .
Resultado, a larga maioria da população, pela ausência de oportunidades oferecidas pelo concelho, quer de emprego, quer de ensino para além de algumas áreas do secundário, diariamente, saí cedo e chega tarde, estabelecendo com a terra onde reside alguma apatia. Apatia resultante de uma resignação que teima em querer instalar-se.
Há, portanto, que agir. Ajudar a alterar este estado de coisas. É, para isso, que eu estou disponível, na convicção de que posso dar, pelo que aprendi ao longo da minha vida na administração local, bons contributos na qualificação e modernidade do nosso concelho. Contribuirá para esta missão o reconhecimento e o aproveitamento das potencialidades do concelho, que saberemos ampliar em favor do desenvolvimento, as equipas capazes que apresentaremos e as nossas propostas estruturantes, das quais já apresentámos algumas.
Permitam-me que as partilhe convosco tal como no dia 15 de Abril partilhei com as centenas de pessoas que tiveram a gentileza de assistir à apresentação da minha candidatura, sendo certo que estas propostas fazem parte de um plano estratégico para o concelho que a breve prazo será apresentado no seu todo.
Um primeiro compromisso , corresponde às áreas da educação/formação, emprego e inserção. A nossa população é jovem e de tradição operária. Impõe-se encontrar caminhos para a qualificação desses jovens e aumentar-lhes as aptidões de empregabilidade.
A experiência de mais de 15 anos de funcionamento das escolas profissionais evidencia a sua importância como pólos de dinamização do respectivo meio-económico, de promoção da inclusão social, do sucesso educativo e de uma melhor inserção na vida activa. O que vos anuncio é que vamos afirmar o concelho da Moita como o grande pólo dinamizador do ensino profissional na Península de Setúbal. Connosco o Município será promotor e parceiro do projecto de instalação de uma escola profissional, empenhando-se fortemente no envolvimento do poder central e das instituições regionais e locais.
Um segundo compromisso, direcciona-se para as áreas do trânsito e das acessibilidades. Vamos construir a primeira circular externa ao concelho, com o traçado apresentado pelo anterior governo socialista no Plano Rodoviário 2000, mas com um novo nó de ligação ao IC32. Esta circular externa será complementada por uma circular à vila , sede de concelho.
A primeira tem o objectivo de suportar o tráfego Seixal/Barreiro/Moita e a segunda, articular os aglomerados periféricos com a Moita, permitindo que todas as radiais estejam inter-ligadas, possibilitando o aumento da importância da vila da Moita.
O terceiro compromisso responde aos desafios da rede viária e da mobilidade. O concelho da Moita tem uma rede de transportes suportada inteiramente nos transportes inter urbanos. A expansão dos aglomerados desenvolveu-se transversalmente à via Barreiro/Moita e as populações ficaram afastadas dos locais onde passa o transporte público. Por outro lado, a distância desses núcleos tem vindo a acentuar-se em relação aos centros onde habitualmente se situam equipamentos, comércio e outros serviços. Há, portanto, um défice de transportes urbanos pelo que lançaremos, em resposta, uma rede de autocarros de pequena dimensão ( rede mini-bus) permitindo o acesso facilitado dos núcleos aos equipamentos e serviços e aos transportes inter-urbanos. Estes compromissos são o “tiro de partida” para uma mudança que se quer credível e representam uma postura contra o fatalismo da periferia de que alguns não se conseguem “descolar”.
Mas a esses compromissos junto , hoje, a revelação da minha opinião e da minha postura sobre dois aspectos que eu considero fundamentais para o concelho: a segurança e o emprego.
Terei oportunidade de desenvolver, noutro momento, com maior profundidade, estas temáticas, mas posso-vos, adiantar, caras e caros concidadãos, que relativamente à dinamização da economia local e à criação de emprego é meu entendimento que o poder autárquico tem de saber criar territórios atractivos para a iniciativa empresarial e ajudar na criação do emprego à escala local, não passando a vida a dizer, como infelizmente por cá acontece, “isso não é da nossa competência”. Quem se declara, sistematicamente, “incompetente para…” tem de dedicar-se a outra coisa qualquer, mas não a gerir autarquias. Mas, relativamente ao alcance desses objectivos é fundamental o investimento nas acessibilidades, a promoção de facilidades logísticas e de mecanismo de resposta desburocratizados e a implementação de um sistema de dinamização de marca territorial. Quanto à temática da segurança é meu entendimento que ela não passa exclusivamente, mas também, pela esquadra e pelo agente de autoridade. A inserção e a estabilidade social, a promoção de vivências solidárias, a concepção territorial e o desenho urbano, a iluminação, são, entre outros aspectos, de grande importância para a o equilíbrio das comunidades. No entanto, porque também a esquadra e os agentes são parte imprescindível desse processo tudo farei para que, no mais curto espaço de tempo, o Governo do Partido de que sou militante responda afirmativamente às necessidades deste concelho. Para isso, assumo aqui que, se os eleitores do concelho me derem a sua confiança em Outubro próximo, como espero, o meu primeiro acto, no primeiro dia de trabalho é dirigir-me, pessoalmente, a Lisboa, e solicitar uma reunião urgente ao Senhor Ministro da Administração Interna. Estou certa, que ela não tardará e que os resultados serão positivos.
Pelo Concelho da Moita, assim seja!
Eurídice Pereira
Candidata do Partido Socialista à Presidência da Câmara Municipal da Moita
e-mail: psmoita@zmail.pt
Moita, 11 de Maio de 2005














