Saltar para o conteúdo
Quotidianos

Excertos de uma estratégia para a cidadania: Acção social, educação, culturaPor Maria João Quaresma

A capacidade limitada em termos financeiros, nunca obstou a que estas realizações tivessem lugar ao longo da rica experiência do poder local, no Barreiro, assistindo-se ao seu reforço e melhoria qualitativa, graças à criatividade na procura e descoberta de parcerias de vária ordem, fazendo participar também outros terceiros num processo que a todos beneficia de vivência e solidariedade locais.

4 min de leitura
Excertos de uma estratégia para a cidadania: Acção social, educação, cultura Por Maria João Quaresma

Por Jornal Rostos

Integrando a Comissão Permanente de Acção Educativa, Cultural e Social e o Conselho Local de Acção Social do Barreiro - CLASB, onde estas questões estão abrangidas, sinto-me sensibilizada e com responsabilidade acrescida para falar um pouco sobre estes assuntos.
No entanto, devido à dimensão destas áreas, em termos de produção de decisões pelo executivo municipal, optei por realizar a abordagem somente a alguns dos segmentos de um universo tão sensível, complexo e vasto como este.
Considerei oportuno olhar para o período transcorrido desde o início deste mandato e verificar em que medida o Executivo Camarário procurou através das suas deliberações, resolver ou contribuir para a resolução de carências, com os escassos recursos financeiros que limitam o Plano de Actividades da CMB ou Grandes Opções do Plano.

No âmbito da Acção Social, em conjugação com várias entidades foi possível ceder em direito de superfície espaços e preparar Candidaturas, com a colaboração técnica dos serviços.
Aliado a este esforço e virada também para o reforço à infância, destaco a empreitada de adaptação para criação do Fraldinhas, novo espaço de creche dos Reguilas.
Não sendo exaustiva, não posso deixar de valorizar o projecto pioneiro de prevenção da obesidade infantil a que a CMB aderiu no início de 2006 – Shape Up Europe, tratando-se, neste caso, de uma iniciativa transversal a várias destas áreas, da saúde à educação.

No âmbito da Educação, relembro que foram apresentadas 5 Candidaturas (ex-Mendonça Furtado, EB1 da Penalva, CAIC, EB1/JI nº 9 do Alto do Seixalinho e EB1/JI nº 2 do Lavradio). Neste momento, prepara-se outra candidatura ao QREN, para a EB1 nº 3 da Verderena.

Foi concluído o fornecimento de novo equipamento / Mobiliário Escolar.
Foi constituído o Conselho Municipal de Educação e elaborada a Carta Educativa.

Na área Cultural, importa, mormente, relevar a atenção dispensada, na elaboração da Agenda Cultural, Mês do Teatro, Mês da Música, Quinzena da Juventude (com inúmeros eventos) e um sem número de realizações relacionadas com as Artes Visuais – encabeçadas pela Ilustrarte, não esquecendo a maratona da Fotografia, as exposições de pintura e o claro apoio a jovens artistas barreirenses.
A atenção ao Cinema e à correspondente programação.
Ainda na Música, o apoio e a realização conjunta a projectos como o Barreiro Rock’s, Out Fest, etc.

Deste modo e salvaguardando sempre que a estas realizações se poderiam acrescentar muitas mais (basta ter acesso e ler atentamente as Informações Escritas do Presidente da CMB e/ou os Orçamentos e GOP’s), importa ter a noção que são estas realizações que conferem a matriz específica da identidade do Barreiro e da vida dos cidadãos barreirenses, aquilo a que chamamos também qualidade de vida.
A capacidade limitada em termos financeiros, nunca obstou a que estas realizações tivessem lugar ao longo da rica experiência do poder local, no Barreiro, assistindo-se ao seu reforço e melhoria qualitativa, graças à criatividade na procura e descoberta de parcerias de vária ordem, fazendo participar também outros terceiros num processo que a todos beneficia de vivência e solidariedade locais.
Em jeito de conclusão, o que se realizou neste conjunto de áreas, corresponde na minha perspectiva, a aspectos que qualitativamente mas também quantitativamente, dignificam e se constituem como mais valia de uma gestão autárquica.

Maria João Quaresma – Deputada Municipal da CDU
Barreiro, 29 de Abril de 2009

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção