Saltar para o conteúdo
Quotidianos

FALE COMIGO!Por Nuno Santa Clara Gomes
BARREIRO

O Barreiro tem uma população envelhecida. É certo que isso revela uma crise de crescimento, mas é com isso que temos de viver, e crescer. Mas, o que se tem feito para recolher esse capital único da memória vivida? Muito ou pouco, não é o suficiente.
Porque essas memórias se apagam, e em definitivo.
Porque esses idosos têm a sua dignidade, decorrente da condição humana.

5 min de leitura
FALE COMIGO! Por Nuno Santa Clara Gomes BARREIRO

Por Jornal Rostos

Há alguns anos a esta parte, andava eu passeando – talvez melhor, vagabundando – por um pinhal lá para os lados da Aroeira, na companhia do meu cão. Incondicional da passeata, o bicho tinha ainda a vantagem de não me interromper, nem me distrair da contemplação da natureza.
Foi então que encontrei um velhote (deixem-me chamar-lhe assim) com ar de perdido, e estava mesmo à procura do lar onde estava internado. Não era longe, e levei-o até lá. Pelo caminho, não deixou de falar, numa conversa difusa de que não me fixei. Apenas retive uma expressão sua, quando, estando um avião a passar por cima de nós, eu, num reflexo natural de ilhéu, olhei para cima, e o meu companheiro de ocasião esclareceu: é um aeroplano.
Não consegui lembrar-me da última vez que ouvira a palavra aeroplano, com o seu sabor erudito, científico, definidor. Apenas a surpresa daquele arcaísmo, e a súbita consciência de que estava na presença de alguém que mantinha uma memória que a vida moderna vai apagando. Pensando bem, avião é diminutivo, é redutor, tem sabor a alcunha, quando comparado com aeroplano. Bom, avião é mais fácil de pronunciar, não se fala mais disso.
Pois o nosso purista da língua, ao despedir-se e agradecer a orientação, teve outra expressão marcante, esta dita com veemência: quando me encontrar, fale comigo!
Simples reacção à solidão, àquela solidão que nem umas dezenas de companheiros de lar consegue apagar? Não me pareceu, nem tenho dotes de psicólogo amador para tais interpretações. O que me pareceu foi que aquele homem tinha algo a dizer, e ninguém o ouvia.

O papel dos velhos tem vindo a diminuir ao longo da História. Fazendo algum jogo de palavras, uma vez que o marco delimitador entre a Pré-História e a História é a invenção da escrita, foi esta mesma que deu a primeira machadada nos velhos. Até aí, eles eram a memória viva, o repositório do conhecimento. Sabiam tudo sobre a meteorologia, as estações do ano, a religião e os seus ritos, a criação de gado e a agricultura, enfim, eram indispensáveis.
A escrita desvalorizou-os. Os registos escritos fixaram os acontecimentos, ordenaram a sequência dos eventos, fizeram prever as estações e até os eclipses, fixaram e solenizaram os actos públicos e privados. Mesmo a criação mais abstracta passou a não dispensar o modo de expressão gráfico, escrito ou desenhado. A memória passou de fugaz a permanente, e os profissionais da memória, ou seja, os velhos, passaram a dispensáveis.
Não desde logo, não de todo: durante séculos, até que a escrita passasse a ser uma técnica de massas, os bancos de dados vivos continuaram a ser necessários, embora diminuindo de cotação. Ou, para usar uma expressão matemática, a sua cotação passou a ser inversamente proporcional ao grau de alfabetização das sociedades.

O salto tecnológico da chamada sociedade da informação veio acelerar este processo de desvalorização. A quantidade de informação que é possível guardar e consultar em curtíssimo espaço de tempo ultrapassa largamente a capacidade humana – isto para as novas gerações, capazes de operar os sistemas de gestão de dados.
Paralelamente, a falência dos valores tradicionais e a afirmação de um materialismo despido de pressupostos morais veio relegar ainda mais aqueles que, na lógica de um sistema despudorado, não têm utilidade. Refiro aqui o materialismo puro e duro, insensível a tudo quanto não seja eficiente, eficaz, rentável, de imediato quantificável, e não ao materialismo marxista, que contem uma base ética, que por vezes as práticas querem esquecer.

É pela lógica desse sistema que os velhos, considerados improdutivos, vêem as suas pensões diminuídas, os seus espaços reduzidos e as suas capacidades ignoradas; pouco falta para que sejam considerados parasitas.
E isto feito por quem, fatalmente, também chegará a velho… na melhor das hipóteses.
Mas a simples observação do quotidiano desmonta esta visão redutora. A cada passo encontramos as memórias vivas, as experiências férteis, os saberes ocultos, que são indispensáveis a quem queira saber de onde vem (sem o que dificilmente saberá para onde vai). Qualquer de nós está condenado a procurar junto dos idosos aquelas informações que não estão nas bibliotecas ou bancos de dados, e que nos são fornecidas com o detalhe, a vivência, a dimensão humana que as tornam preciosas.
O Barreiro tem uma população envelhecida. É certo que isso revela uma crise de crescimento, mas é com isso que temos de viver, e crescer. Mas, o que se tem feito para recolher esse capital único da memória vivida? Muito ou pouco, não é o suficiente.
Porque essas memórias se apagam, e em definitivo.
Porque esses idosos têm a sua dignidade, decorrente da condição humana.
Porque essas pessoas têm vontade de partilhar as suas memórias, como aquele que me disse fale comigo.
Portanto… falem com eles!

Nuno Santa Clara

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção