Saltar para o conteúdo
Quotidianos

A guerra da vírgulaPor Nuno Santa Clara
BARREIRO

Pôs um dia Eça de Queiroz na boca de um dos seus (anti?) heróis que “o País está entre S. Bento e a Arcada (Terreiro do Paço); o resto, é paisagem”.

Pois a paisagem tem vindo a conquistar o direito de cidadania, e a evolução do Poder Autárquico tem sido um dos motores dessa emancipação. E uma das conquistas da cidadania plena é o direito à contestação, e mesmo à indignação.

4 min de leitura
A guerra da vírgula Por Nuno Santa Clara BARREIRO

Por Jornal Rostos

A notícia do dia foi o hastear de bandeiras espanholas em Valença. Aquilo que os espanhóis tanto lutaram para conseguir, com elevado preço de sangue, deles e nosso, sem lograr os seus intentos, foi obtido pela abertura do serviço de saúde de Tuy aos nossos concidadãos do Minho.
Prefiro o lado cómico ao lado trágico. E isto porque tenho, felizmente, algum sentido da História, e tenho a noção clara de que a garantia das nossas fronteiras, as mais antigas da Europa, foi sempre obra dos povos da raia, antes e às vezes contra as decisões do Poder Central. Não será um movimento de protesto que porá em causa o portuguesismo de um povo com sete séculos de resistência às invasões.
Os arranjos e combinações da corte, as questões dinásticas, as ambições pessoais, a traição pura e simples sempre estiveram mais ligadas a quem tinha muito a ganhar ou muito a perder, e não a quem arriscava “apenas” a sua vida.
Ainda hoje, sob a capa do multinacionalismo ou mais recentemente da globalização, são os grandes grupos que ignoram as fronteiras e os interesses dos povos, essa arraia-miúda que, no intervalo das guerras, se dedicava ao contrabando artesanal, magra compensação dos perigos e do isolamento a que estavam votados. A abolição das fronteiras até isso lhes tirou.
Pôs um dia Eça de Queiroz na boca de um dos seus (anti?) heróis que “o País está entre S. Bento e a Arcada (Terreiro do Paço); o resto, é paisagem”.
Pois a paisagem tem vindo a conquistar o direito de cidadania, e a evolução do Poder Autárquico tem sido um dos motores dessa emancipação. E uma das conquistas da cidadania plena é o direito à contestação, e mesmo à indignação.
Pois que as gentes de Valença se manifestem, com a bandeira que entenderem. Os mais atentos devem ter notado que no dia inicial do protesto, não havia bandeiras espanholas em número suficiente, o que, para uma terra que se dedica ao comércio fronteiriço, é sintomático. Não tinham bandeiras, nem para atrair clientes! Isto mostra a espontaneidade do movimento e o sentimento profundo das gentes de Valença.
E não posso deixar de lembrar outro episódio de bandeiras, estas portuguesas. Foi preciso o brasileiro Filipe Scollari lançar a ideia para que por todo o País florescessem bandeiras, à conta de um campeonato de futebol. E, se bem se lembram, as bandeiras eram mais abundantes nos bairros populares. Outro caso para meditar.
Mas o ponto que mais me chamou a atenção, porque mais profundo, foi a questão das estatísticas. E aqui, por falta de dados concretos tenho de aplicar o conceito italiano de “si non é vero, é bene trovato”. Referia alguém de Valença que o Governo mandara fechar o posto médico porque tinha um atendimento de 1,7 doentes por dia; corrigia este cidadão que o atendimento era de 17 doentes por dia. Logo, alguém cometera um erro, e as consequências estavam à vista. O encerramento devia-se a uma gralha, coisa corrente para quem escreve numa máquina.
Insisto: não posso confirmar esta versão. Mas é tão sedutora, que não posso deixá-la de lado.
E assim teríamos a soberania portuguesa ameaçada por uma vírgula; o que cercos e batalhas não conseguiram, conseguiria uma vírgula, se, como é da praxe, quem cometeu o erro não o corrigir. Porque, como disse um Arcebispo daquelas terras, “o superior não erra; mas, se tal suceder, é dever do subordinado acompanhá-lo no erro, para bem da hierarquia”.
Todas as crises têm um nome. Razão porque proponho que esta se chame “A Guerra da Vírgula”.

Nuno Santa Clara

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção