Oss!!Por Helder Martins
Barreiro

Por Jornal Rostos
“Oss!” – digo em uníssono com os restantes praticantes de Kickboxing, ao saudar o Mestre com uma vénia. Uma palavra que é um código, uma conduta que significa, respeito, admiração, humildade, um agradecimento por mais um treino.
Gotas de suor caem aos meus pés enquanto retiro as faixas dos pulsos, destinadas a evitar lesões. Os músculos até então retesados, relaxam com um bom banho quente. É véspera de graduação de cinturão de Kickboxing.
Algumas mazelas ganham destaque na minha pele, com a intensidade dos treinos. Qualquer cansaço é atenuado através de uma mente e espírito fortes, intensificados com a ideia de ultrapassar mais uma etapa, no caminho para campeão.
Quis o destino, que fosse graduado, justamente nesta quadra festiva, onde eventos festivos são uma constante. Vejo-me a brindar, num qualquer jantar, com um refrescante copo de água e surpreendentemente apercebo-me que diversão e boa disposição, não estão no álcool mas sim na companhia. A vontade de vencer era maior e não iria deixar o meu corpo ficar entorpecido. Apoiava-me em princípios, como persistência, perseverança, paciência.
19 de Dezembro de 2010. Devidamente equipado, aguardo ser chamado a prestar prova. O nervoso é inevitável mas o carácter que se forma, na prática desta modalidade, confere uma enorme auto-confiança. Socos, pontapés, tudo num preciso ás de deux, enquanto defronto o mestre, para uma avaliação final dos meus conhecimentos. Cinturão laranja, correcções a fazer e a promessa de ser ainda melhor, num próximo encontro, dão por terminado esta cerimónia.
“Parabéns!” – sou congratulado por colegas, amigos da JSD do Barreiro. Uma equipa que apoia e incentiva a pratica do desporto e vê num companheiro militante um elo de ligação entre a política e o desporto. Um meio de promover e elucidar cada cidadão, sobre a importância de praticar desporto. Mas sobretudo, valores como respeito e honra. Imperativos em qualquer modalidade é certo, porém, de um ponto de vista pessoal, atrevo-me a identificar uma maior aplicação desses valores, nesta arte marcial, onde apesar do combate físico entre dois praticantes, o respeito, humildade e reconhecimento, estão deveres presentes.
Todavia, tais ideais, não deverão ser somente aplicados em desportos. Os mesmos devem ser aplicados na vida em geral. E, como tal, acredito na JSD do Barreiro na partilha desses conceitos, que em várias ocasiões provou mostrar um enorme carácter, postura e respeito. E como militante da JSD / praticante de Kickboxing, tenho a honra, o prazer de transmitir estes valores a quem me rodeia. São a base para atingir qualquer objectivo, ultrapassar qualquer obstáculo. E porque, hoje, sou cinturão laranja, mas irei lutar, trabalhar e vencer para conseguir graduar para verde, azul, vermelho, castanho e preto. E como militante, ainda que a cor se mantenha inalterável, por dentro deve existir a necessidade de evoluir, de conseguir novas vitorias, de ser melhor e chegar a “mestre” social-democrata.
Facto curioso, e permito-me um sorriso: sou laranja e trajo laranja.
Helder Martins
Militante JSD-Barreiro














