Saltar para o conteúdo
Quotidianos

De um bom censo ao bom sensoPor Nuno Santa Clara
Barreiro

Portanto, ter filhos deixou de ser um motivo de júbilo, e passou a ser uma aventura. E, mais uma vez, são os que defendem, na praça pública, os valores tradicionais da família, que negam às famílias os meios de existirem e se manterem enquanto tal.

4 min de leitura
De um bom censo ao bom senso Por Nuno Santa Clara Barreiro

Por Jornal Rostos

Em boa hora foi decidido fazer um novo censo em Portugal. Nada melhor do que conhecermo-nos a nós próprios para detectar as nossas fraquezas e as nossas capacidades, diagnosticar as nossas mazelas, procurar remédios, enfim, tirar partido de um trabalho aprofundado, e que custou caro ao depauperado erário público.
Claro que há ali matéria para anos de investigação, e seria absurdo fazer análises profundas sobre dados parcelares.
E os números só na aparência são neutros. Basta integrá-los numa declaração para terem um sentido definido. Ou mesmo, indo para o lado jocoso, lembrar aquele dito, atribuído a Pittigrilli, segundo o qual “se tu comeres um frango inteiro, e eu não comer frango nenhum, comemos em média meio frango; logo, estamos ambos bem alimentados”.
Veio agora a lume um primeiro dado objectivo do censo: o crescimento demográfico. Segundo as estatísticas, a população portuguesa aumentou em cerca de 200.000 habitantes, mas não por crescimento biológico, ou seja, não por terem nascido mais crianças; o número de nascimentos até diminuiu, ou, como se diz na gíria da Demografia, o saldo fisiológico foi negativo: morreram mais portugueses do que os que nasceram.
O aumento de população deve-se à imigração, fenómeno novo num País que historicamente foi sempre uma terra de emigração.
Toque de rebate para os que se sentem ameaçados pela onda de alienígenas que demandam o nosso rectângulo, para não falar no resto da Europa. Mas para mim o importante é tratar o assunto nas suas duas vertentes.
Quanto à imigração, além de ser um fenómeno que transcende as nossas periféricas e muito ocidentais fronteiras, tem, no nosso caso particular, um aspecto que não deve ser esquecido: boa parte dos imigrantes são brasileiros ou oriundos dos PALOP, e o peso das ligações históricas e das afinidades culturais não pode ser descurado. Aliás, algo de semelhante se passa nos países europeus que tiveram colónias. Malhas que o Império tece, como escreveu Fernando Pessoa…
Mas também a tão vilipendiada imigração tem um papel não despiciendo na economia: constituem o que, em termos marxistas, se chama um exército de reserva de mão-de-obra. Para quem tem boa memória, foi o papel que desempenharam os emigrantes portugueses na Europa, sobretudo em França. E é bom não esquecer o que significa a exclusão, a xenofobia, a discriminação pura e dura, sobretudo por quem por elas passou e delas pode dar testemunho.
Mas o curioso da história é que os mais ferrenhos adversários da imigração são por vezes quem mais ganha com ela; se não, vejam-se de onde partem as maiores diatribes e de que vivem os seus autores. Como aquele ministro que tinha uma empregada ucraniana ilegal e não declarada.
A segunda vertente é bem mais directa e mais profunda: nos tempos que correm, ter filhos é um acto de coragem, ou de inconsciência a raiar a irresponsabilidade. Precariedade de emprego, aquisição de casa problemática, juros variáveis, créditos inacessíveis, alugueres incomportáveis. Daqui se passa ao que os franceses chamam de geração canguru: os filhos já andam e comem sozinhos, mas preferem viver na bolsa da mãe… o que é mais cómodo, face às imprevisibilidades da vida moderna.
A isto há a acrescer a substituição da sociedade familiar pela sociedade do indivíduo. Cada um por si é a norma, e o recurso aos avós, ou mesmo ao vizinho do lado, para olhar pelas crianças, é coisa do passado.
Portanto, ter filhos deixou de ser um motivo de júbilo, e passou a ser uma aventura. E, mais uma vez, são os que defendem, na praça pública, os valores tradicionais da família, que negam às famílias os meios de existirem e se manterem enquanto tal.
Em tempos, passou na Televisão uma telenovela intitulada “Pai Herói”. Como depois se viu, não era nenhum herói, excepto na cabeça do filho, que mal o conhecera. Mas, nos tempos correntes, querer ser pai é ser herói, por todas as razões apontadas.
Ninguém se admire que os que mais gritarem contra a baixa de natalidade e a imigração sejam os sectores que criaram essas situações e com elas lucram.
Ao fim e ao cabo são… aquelas contradições, lembram-se?

Nuno Santa Clara

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção