Saltar para o conteúdo
Quotidianos

Sala cheia na apresentação do livro “Ediberto Lima – O Deus e o Diaboda televisão em movimento”

A apresentação do livro “Ediberto Lima – O Deus e o Diabo da televisão em movimento” encheu por completo este domingo (11 de Setembro) o espaço Fnac no Centro Comercial Colombo.

3 min de leitura
Sala cheia na apresentação do livro “Ediberto Lima – O Deus e o Diabo da televisão em movimento”

Por Jornal Rostos

O autor afirmou que este livro demorou três anos a escrever, ao mesmo tempo que revela diferentes estados de alma. “Quando lerem vão perceber os dias em que acordei mal - humorado, os dias em que acordei de bem com a vida, os dias em que acordei inspirado, poeta e até filósofo”, acrescentou.
Neste livro, o conhecido produtor brasileiro - que recentemente assumiu o cargo de director artístico na Regiões Tv – revela o percurso desde as origens até aos dias de hoje, desde a época do em que nasceu em Fortaleza, Brasil, passando pelos dezoitos anos de trabalho na TV Globo, a chegada a Portugal (em 1993) a convite da Sic para tratar a imagem da estação, que culminaria na produção de programas de grande sucesso como “Muita Louco”, “Big Show Sic” e “Roda dos Milhões”. “Começo por falar nas minhas origens, até aos dias de hoje. Em que sou avô. Recordo que quando cheguei a Portugal, em 1993, morei três meses na Sic”, enfatizou o autor.
Pouco convencional, como seria de esperar, Ediberto Lima fez questão de ser ele próprio a apresentar o livro que – segundo afirmou – não ter prefácio por opção própria. “Nos lançamentos de livros, costumam estar pelos menos duas pessoas contratadas pelas editoras que falam muito bem do livro, durante quarenta minutos. Isso é muito chato. Então, eu disse ao meu editor que não precisava dessas duas pessoas e que eu próprio falaria do meu livro, para além de estar disponível para responder a todas as perguntas dos jornalistas e também do público”, afirmou.
Numa cerimónia que contou com a presença de uma centena de participantes, entre família, amigos, ex – colaboradores (inúmeras caras conhecidas do grande público como Anjos, Ana Malhoa, Rui Vilhena, Luis Filipe Borges, Kapinha, Mafalda Teixeira, Andressa Pedry, Axel, Fernando Correia Marques, Sónia Antão, Iran Costa, Saul Ricardo, Ana, Domingos Machado, Quimbé, entre outros), Ediberto Lima afirmou ainda que este livro, dirigido ao público em geral, a estudantes e estagiários de televisão, vai permitir um melhor entendimento do fenómeno televisivo.
“Quem não percebe nada de televisão, vai passar a perceber, depois de ler. Quando comecei a escrever, não sabia bem porque estava a escrever mas achei que deveria ter uma boa razão. Era uma questão de energia, eu acredito muito na energia e toda a minha vida escrevi os meus guiões. Agora escrevi um livro. Espero, no próximo ano, por esta altura, apresentar o meu segundo livro, que vai ser sobre programas de televisão”, acrescentou.
O livro “Ediberto Lima – O Deus e o Diabo da televisão em movimento” aponta ainda as fraquezas das televisões generalistas e revela alguns segredos do autor, é editado pela Alphabetum Editora, tem 176 páginas e custa 14@ (IVA incluído).
Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção