Feira do Livro de Reguengos de Monsaraz vai ter mais de 10 mil livros para aquisição pelo público

Por Jornal Rostos
Mais de 10 mil livros podem ser adquiridos pelo público nesta iniciativa organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz. O horário de funcionamento será entre as 10h e as 23h.
A cerimónia de inauguração da Feira do Livro acontece no sábado, às 17h, com um desfile da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. Meia hora mais tarde será apresentado o livro “O Desporto em Reguengos: 100 anos de História”, uma edição da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
Com este volume, a autarquia pretende preservar factos, acontecimentos e reminiscências do passado desportivo do concelho através de documentos e fotografias originais e únicas que estavam esquecidas nos arquivos institucionais e de muitas pessoas que as cederam para esta publicação. Este livro conta o aparecimento do desporto em Reguengos de Monsaraz e o início do Lusitânia, do Ateneu e do Atlético Sport Clube, mas refere também os campeões de BTT e de Duplo Mini Trampolim. Neste século de história do desporto em Reguengos de Monsaraz descrevem-se ainda episódios futebolísticos como as contratações dos atacantes Aquilino e Elias ao Belenenses e Alexandre Brito que depois se transferiu para o Benfica, ou do treinador austríaco Desidério Hertska, que deixou a equipa italiana do Génova para treinar o modesto Lusitânia na época 1937/1938.
A primeira noite da Feira do Livro será preenchida, a partir das 21h30, com a atuação da Banda Juvenil da Sociedade Filarmónica Corvalense. No domingo, dia 18 de março, às 17h, canta o Coro Infantil da Sociedade Artística Reguenguense, seguindo-se às 17h30 a apresentação do livro “De Monsaraz a Melbourne”, de Francisco Ramos.
Durante a semana, pelas 10h30, haverá contadores de histórias para as crianças, exceto na quinta-feira em que acontecerá uma leitura encenada às 10h e às 14h do conto infantil “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Grupo Lua Cheia - Teatro para Todos. Nestas sessões de leitura vão participar as crianças do ensino pré-escolar e das escolas básicas do 1º ciclo do concelho.
Na segunda-feira, a partir das 17h, realiza-se um recital e pequenas dramatizações do Cancioneiro de Garrett e a peça de teatro “Uma questão de bom senso”, pelos alunos do 7º A da Escola Secundária Conde de Monsaraz. À noite, às 21h30, haverá um espetáculo musical com Hugo Soft.
Na terça-feira, a partir das 18h, atuam as classes de clarinete e saxofone do Conservatório Regional do Alto Alentejo e às 21h30 realiza-se uma animação de leitura sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelos alunos do 10º ano de Literatura Portuguesa e pela professora Elsa Martins, no âmbito das atividades da Biblioteca Escolar da Escola Secundária Conde de Monsaraz.
Na quarta-feira, dia 21 de março, as classes de flauta e trombone do Conservatório Regional do Alto Alentejo tocam às 18h, seguindo-se às 21h30 o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense. Na quinta-feira, a partir das 16h, realiza-se a encenação de “Leilão de um jardim” e “A Bela Infanta”, respetivamente pelos alunos do 6º C e 6º F do Agrupamento Vertical de Escolas de Reguengos de Monsaraz.
Pelas 18h atuam as classes de trompete e guitarra do Conservatório Regional do Alto Alentejo e às 21h30 decorre o espetáculo musical com Fernando Vintém (piano) e Inácio Santos (saxofone). Na sexta-feira, a partir das 19h, o Grupo de Teatro Infantil da Sociedade Artística Reguenguense vai apresentar as peças “Os Mini Malucos do Riso” e “O Bolo Quente”, e pelas 21h30 atua o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, com a participação de Manuel Sérgio, Luís Filipe Marcão e Loios Paulo.
No sábado, às 15h30, toca a classe de clarinete do Conservatório Regional do Alto Alentejo, seguindo-se meia hora mais tarde uma sessão de autógrafos de Luis Miguel Rocha, escritor que se tornou bestseller do New York Times em 2009 e os seus livros são sucessos internacionais, como por exemplo “O Último Papa”, que expõe uma teoria sobre a misteriosa morte do Papa João Paulo I envolvendo a loja maçónica italiana Propaganda Due e outras agências secretas internacionais.
Às 17h30 realiza-se a oficina de dança “Zampadanças”, pelo Grupo PédeXumbo, e a partir das 21h30 atua a Escola de Música “O Sítio do Galhanas”. O programa do último dia da Feira do Livro integra a partir das 17h a iniciativa “Ler em Família”, com a família Cardoso, e meia hora depois o concerto ateliê “O meu primeiro D. Quixote”, pelas Produções Real Pelágio.
Durante a 16ª Feira do Livro haverá duas exposições permanentes com trabalhos elaborados por alunos da Escola Básica n.º 1 e da Escola Básica n.º 2 de Reguengos de Monsaraz.














