Biografia de Alpoim Calvão revela factos e documentos nunca antes revelados
estará amanhã sentado na primeira fila
Resultado de mais de uma dezena de entrevistas, incluindo horas de conversa com o próprio biografado, e da investigação de diversos arquivos, Alpoim Calvão – Honra e Dever traz a público vários factos e documentos nunca antes revelados sobre a célebre operação “Mar Verde” e Amílcar Cabral, a rede de informações “Dragão Marinho”, os bastidores do 25 de Abril de 1974 e do golpe do 11 de Março de 1975.
Por Jornal Rostos
Uma das revelações mais surpreendentes da obra é o parentesco entre Alpoim Calvão e Amílcar Cabral - os históricos inimigos na Guiné - atestado por estudos genealógicos e até agora totalmente desconhecido.
O Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante José Saldanha Lopes, e o seu antecessor, almirante Nuno Vieira Matias, vão marcar presença no lançamento da biografia de Alpoim Calvão, agendado para amanhã, dia 11, na Sala Portugal, da Sociedade de Geografia, Lisboa.
O atual CEMA estará sentado na primeira fila da assistência, enquanto ao almirante Vieira Matias caberá a tarefa de presidir à mesa de honra da cerimónia que marcará a apresentação pública do livro Alpoim Calvão – Honra e Dever, da autoria do jornalista Rui Hortelão e dos capitães-de-fragata Luís Sanches de Baêna e Abel Melo e Sousa.
A apresentação da obra será feita pelo Prof. Doutor Rui de Azevedo Teixeira, especialista na guerra de África, a quem caberá a apresentação da biografia Alpoim Calvão – Honra e Dever, um livro fundamental para compreender a vida portuguesa das últimas seis décadas.
FICHA
Título: Alpoim Calvão – Honra e Dever
Autores: Rui Hortelão, Luís Sanches de Baêna, Abel Melo e Sousa
Editora: Caminhos Romanos
Local: Sociedade de Geografia (Sala Portugal), Lisboa
Hora: 18h30
Fonte - AG














