Dia Mundial do Ambiente - SetúbalCentenas de crianças assinalaram Dia Mundial do Ambiente
Apesar da chuva que se fez sentir, alunos do 1.º ciclo e jardins-de-infância do Concelho divertiram-se com as várias iniciativas que decorreram na Baixa da cidade, organizadas pela Câmara Municipal em parceria com a APPACDM e com o apoio da Simarsul.

Por Jornal Rostos
A bandeira ECOXXI 2009 foi, mais um ano, hasteada, na varanda dos Paços do Concelho, pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e pelo vereador Rui Higino. Esta é uma forma simbólica de declarar Setúbal como um “Município Verde”.
Insufláveis, circuitos com veículos “amigos do Ambiente”, exposições temáticas e animação de rua deram cor à Praça de Bocage, num dia cinzento.
O ruído, a separação de resíduos e a água – como usar, poupar e não poluir – foram temas abordados numa exposição elaborada por educadoras e alunos do Jardim-de-Infância Arco-Íris.
Considerado uma eco-escola, o Arco-Íris foi um dos vários estabelecimentos que estiveram presentes com trabalhos e venda de produtos biológicos.
Florbela Lopes, coordenadora do projecto eco-escolas do jardim-de-infância, contou que a mostra “foi feita a partir de frases que as crianças fazem sobre como se deve actuar para ajudar o ambiente”.
Uma aprendizagem diária e uma sensibilização constante, assegura a educadora.
Paula Girão, directora pedagógica do mesmo estabelecimento, referiu que os mais crescidos já sabem explicar o ciclo da água, temática abordada numa maqueta exposta, que teve o contributo das crianças.
Doces, plantas aromáticas, fruta e legumes – das hortas biológicas –, colares coloridos, porta-canetas e carteiras feitas, a partir de materiais reciclados, estiveram à disposição do público.














