Comitiva do Barreiro em ToulouseNo 2º Seminário Transnacional do Projecto “Naturba”

Por Jornal Rostos
A organização do 2º Seminário Transnacional, decorrido na grande região de Toulouse, esteve a cargo do SMEAT – Sindicato Misto dos Estudos da Aglomeração Toulousiana e acolheu todos os parceiros do projecto, nomeadamente os municípios portugueses do Barreiro, Loures e Palmela, os parceiros espanhóis de Etorlu – San Sebastian e Múrcia, tal como o parceiro principal, a APUMP – Associação de Profissionais de Urbanismo dos Médios Pirinéus de Toulouse.
O 2º Seminário Transnacional de Toulouse, à semelhança do 1º decorrido na região de Lisboa, de 25 a 27 de Novembro de 2009, teve como objectivo a implementação de uma metodologia conjunta de abordagem aos territórios, experimentação e co-produção em ateliês de projecto, após visitas de estudo aos três sítios piloto dos parceiros de Toulouse, nomeadamente “Garrone – Aval”, “Confluência dos rios Garrone – Ariége” e o “Território Sicoval”.
As visitas de estudo aos três sítios piloto, visaram o conhecimento dos territórios envolvidos através da sua apresentação por agentes, técnicos e eleitos locais, às quais se seguiram os ateliês de projecto. Estas sessões de trabalho promoveram uma “abordagem transversal” das temáticas, troca de opiniões e ideias que se formalizaram em sugestões para acções.
O facto, ainda, de ser um “intercâmbio internacional” permitiu um aprofundamento dos conteúdos técnicos dos vários parceiros envolvidos no projecto, concretizando, um dos grandes objectivos do projecto “Naturba” de troca de experiências sobre territórios diversificados em prol de características comuns.
O projecto “Naturba” realizará o seu próximo Seminário Transnacional em Maio em Etorlu, San Sebastian – Espanha, com o objectivo de estudar o território deste parceiro, para além da aprovação do comité cientifico que fará o acompanhamento e a avaliação dos trabalhos transnacionais ao longo do projecto.














