Saltar para o conteúdo
Quotidianos

Dia da Mobilidade em SetúbalInauguração de um ponto de carregamento de automóveis eléctricos

A inauguração de um ponto de carregamento de automóveis eléctricos e a apresentação da candidatura a um programa para melhoria da acessibilidade urbana marcaram o Dia da Mobilidade, acção que assinalou, hoje, em Setúbal, o dia Europeu Sem Carros.

O ponto de carregamento duplo de carros eléctricos, instalado na Avenida Luísa Todi, em frente do Fórum Municipal, é um dos poucos existentes no País e o primeiro de um conjunto de 12 equipamentos idênticos que serão introduzidos até 2012 em Setúbal. Está previsto que em 2015 o Concelho disporá de perto de cem pontos de carregamento

5 min de leitura
Dia da Mobilidade em Setúbal Inauguração de um ponto de carregamento de automóveis eléctricos

Por Jornal Rostos

Esta acção realiza-se no âmbito do MOBI.E, programa lançado pelo Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento, que visa a implementação de uma rede piloto de carregamento de automóveis eléctricos em 25 concelhos do País, lista na qual se insere o de Setúbal.

O equipamento agora inaugurado, destinado exclusivamente a automóveis eléctricos, é um ponto de carregamento lento, o que significa que um veículo leva entre seis a oito horas a ficar com a carga no máximo.

O vereador do Ambiente, Manuel Pisco, que apresentou o novo ponto à comunicação social, enfatizou a importância da iniciativa, sublinhando que “a opção aqui não foi só assinalar o Dia Europeu Sem Carros, mas aplicar uma medida concreta”.

Para o autarca, esta é “uma obra interessante”, uma vez que, considera, prepara o caminho para a altura em que os carros eléctricos começarem a ser vendidos no País, o que se espera que aconteça já a partir de 2011.

Os utilizadores do ponto de carregamento devem adquirir um cartão da MOBI.E, em regime pré-pago e que ainda não está a ser comercializado, para poderem recarregar os veículos.

O vereador Manuel Pisco adiantou, em paralelo à inauguração desta tarde, na qual também estiveram presentes a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, e o vereador Carlos Rabaçal, que a Câmara Municipal de Setúbal se encontra em fase de aquisição de um veículo totalmente eléctrico para desempenhar funções junto dos serviços de limpeza urbana da Autarquia.

O veículo, com uma autonomia de oito horas, irá proceder à lavagem de ruas e de contentores.

Antes da inauguração do ponto de carregamento, decorreu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação da candidatura da Autarquia ao programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade, desenvolvido pelo Programa Operacional Potencial Humano.

O vereador do Urbanismo, Trânsito e Mobilidade Urbana, André Martins, sublinhou, na apresentação, os esforços que a Autarquia tem desenvolvido, em diferentes sectores, para melhorar a mobilidade e acessibilidade da população no Concelho.

O autarca salientou a atribuição a Setúbal das bandeiras de prata e de ouro da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade Para Todos, no seguimento da realização de várias intervenções urbanísticas de melhoria da circulação pedonal na cidade.

A elaboração do Estudo de Mobilidade e Transportes, realizado no âmbito da revisão do Plano Director Municipal e cuja conclusão aguarda apenas orientações de algumas entidades reguladoras do sector, foi outra das diversas medidas desenvolvidas pela Autarquia que André Martins realçou para a área da mobilidade.

A coordenadora da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade Para Todos, Paula Teles, sublinhou que “Setúbal está muito à frente” no que toca em matéria de mobilidade e acessibilidade urbanas.

“As pessoas com mobilidade reduzida representam cerca de 60 por cento da OCDE”, alertou Paula Teles, acrescentando que Setúbal está em bom plano quando, no Dia Europeu Sem Carros, apresenta duas medidas concretas para melhorar a mobilidade – a apresentação da candidatura ao RAMPA e a inauguração do ponto de carregamento de carros eléctricos –, em vez de se cingir apenas à realização de acções de sensibilização.

O RAMPA, que “é um estudo e um processo”, tem como finalidade eliminar barreiras arquitectónicas e, salientou a especialista em mobilidade, também psicológicas, tentando que sejam ultrapassados preconceitos sociais em relação às pessoas com dificuldades de mobilidade.

O programa incide nas áreas do edificado, dos espaços públicos, dos transportes, da comunicação e da info-acessibilidade, ou seja, informação veiculada através da internet.

Paula Teles sublinhou ainda que a área de intervenção candidatada por Setúbal “é uma das maiores” das que foram apresentadas ao RAMPA, abrangendo uma mancha urbana que inclui a Baixa da cidade, a Avenida Luísa Todi, o Parque do Bonfim e os bairros de Troino e da Fonte Nova.

Ainda no âmbito do Dia da Mobilidade, a circulação automóvel na Praça de Bocage foi apenas possível a veículos eléctricos ou híbridos durante a maior parte do dia.

Na Praça de Bocage estiveram patentes exposições de vários tipos de veículos amigos do ambiente.

Além de carros híbridos, a exposição incluiu ainda bicicletas, scooters, skates e trotinetas eléctricas.

Entre os produtos expostos foi possível encontrar, por exemplo, trotinetas com autonomia para dez quilómetros, o suficiente para realizar um percurso de ida e volta entre o centro de Setúbal e a saída da cidade

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção