Sessão de apresentação do «Guia de Observação do Património Rural»Contribuir para observação do património dos nossos territórios rurais

Por Jornal Rostos
O evento vai contar com a presença do Governador Civil do Distrito de Setúbal, do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, do Presidente da Junta de Freguesia da Abela e do Sub-Director Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Este Guia consiste numa adaptação à realidade nacional do “Guia Europeu de Observação do Património Rural”, decorrente da Recomendação Rec. (2002) 1 do Comité dos Ministros dos Estados Membros sobre os princípios directores para o desenvolvimento territorial sustentável do continente europeu.
O documento tem como principal objectivo contribuir para uma observação sistematizada do património dos nossos territórios rurais e fornecer informação, de forma organizada e didáctica, sobre os diferentes tipos de património rural.
Depois da apresentação do Guia segue-se uma visita ao Museu do Trabalho Rural, localizado na Abela.
Programa
16.30 h – Recepção aos Participantes
16.45 h - Abertura da Sessão
Manuel Malheiros, Governador Civil do Distrito de Setúbal
Vitor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Vitor Joaquim, Subdirector-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
Rui Matos, Presidente da Junta de Freguesia da Abela
17.20 h – Intervenção subordinada ao tema “A valorização do património como factor de desenvolvimento de um território – o caso da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano”
Maria João Duarte Pereira, ADL
17.40 h – Apresentação do “Guia de Observação do Património Rural”
Maria Custódia Correia, DGADR
18. 00 h – Debate
Moderadora: Aurora Carapinha, Directora Regional de Cultura do Alentejo (a confirmar)
18.15 h – Encerramento
Vitor Proença, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém
Manuel Malheiros, Governador Civil do Distrito de Setúbal
18.30 h – Visita guiada ao Museu do Trabalho Rural, Abela














