Simarsul - SetúbalFilme Pedagógico sobre ETAR assinala Dia Mundial da Água
A SIMARSUL - Setúbal - assinala o dia Mundial da Água com o lançamento do filme pedagógico “Na ETAR, como na Natureza…Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” - uma viagem ao interior das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e ao ciclo urbano da água - que visa sensibilizar o público para a importância do tratamento das águas residuais na protecção do ambiente, para a preservação do recurso água, para a valorização de resíduos e para a utilização de energias renováveis, numa clara aposta na eco- eficiência e na sustentabilidade.

Por Jornal Rostos
A SIMARSUL, empresa do Grupo Águas de Portugal, concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal, celebra o dia Mundial da Água com o lançamento do filme pedagógico “Na ETAR, como na Natureza…Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma…”, dirigido à comunidade escolar e à população em geral.
O referido filme, que constitui um suporte de educação ambiental, estará disponível no site da SIMARSUL, passando a ser exibido em iniciativas promovidas pela Empresa, como é o caso das visitas às ETAR e das acções pedagógicas nas escolas.
Com uma duração de cerca de oito minutos, o filme explica o funcionamento e as etapas de tratamento das ETAR, assim como a sua importância para a preservação da saúde pública e protecção do ambiente, mostrando a forma como as ETAR recuperam a qualidade da água e a reintegram no seu ciclo natural, devolvendo este precioso recurso ao meio ambiente de forma segura.
Complementarmente, o filme expõe a valorização dos subprodutos resultantes das etapas de tratamento nas ETAR, tais como a reutilização de efluente tratado, a valorização das lamas, a utilização do biogás para a produção de energia térmica e eléctrica, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa e, ainda, a utilização de energias renováveis e as boas práticas a levar a cabo por parte da população no que diz respeito às águas residuais.
Esta iniciativa de educação ambiental enquadra-se na visão de responsabilidade social e de defesa de princípios de sustentabilidade que efectivamente são assumidos pela SIMARSUL, na sua actuação quotidiana, enquanto parceiro activo e colaborante perante a Sociedade e, em particular, para com a comunidade educativa da região onde se integra.
A SIMARSUL, S.A. constituída em 8 de Novembro de 2003, é uma sociedade anónima que tem como accionistas a Águas de Portugal - SGPS, S.A. e os Municípios de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal.
O Sistema Multimunicipal abrange uma área total de 1.450 km2 e prevê a construção e beneficiação de um conjunto de infra-estruturas que permitirão aumentar o nível de atendimento em drenagem e melhoria do tratamento de águas residuais da população da Península de Setúbal, contribuindo, assim, para preservar a qualidade do ambiente e dos recursos hídricos e melhorar a qualidade de vida na região.














