Saltar para o conteúdo
Quotidianos

Ano Internacional das Florestas e Dia Mundial da ÁrvoreComemorações em Palmela com mais de quatro centenas de participantes

A Câmara Municipal de Palmela promoveu, entre 21 e 28 de Março, um conjunto de acções, no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas e do Dia Mundial da Árvore, que contaram com a participação de 430 pessoas.

2 min de leitura
Ano Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore Comemorações em Palmela com mais de quatro centenas de participantes

Por Jornal Rostos

As iniciativas envolveram alunos das escolas EB1 nº2 de Palmela, EB1 nº1 de Quinta do Anjo, EB1 nº1 de Aires e do Colégio Islâmico, no projecto “Bosques do Centenário”. Ao longo de três dias, 300 crianças plantaram 100 árvores, entre medronheiros e pinheiros mansos, em pequenos bosques distribuídos pelas localidades de Aires, Quinta do Anjo e Quinta da Asseca, assinalando, desta forma, os 100 anos de instauração da República Portuguesa.

No dia 23, teve início o ciclo “Conversas de Poial” 2011, com o passeio “Jardim da Memória”. Envolvendo alunos da Academia de Saberes e utentes do Programa Municipal de Actividade Física “+60”, esta visita pelos espaços verdes do Centro Histórico da Vila de Palmela permitiu a recolha de memórias sobre os locais e a partilha de experiências entre os 30 participantes da iniciativa.

Nos espaços públicos das cinco freguesias do concelho, foram plantadas 26 árvores ornamentais, numa acção apoiada pela empresa SETCOM, que envolveu os membros do Executivo da Câmara e os Presidentes das Juntas de Freguesia, bem como um representante desta firma sediada no Concelho de Palmela.

Com a comunidade escolar da Secundária de Pinhal Novo, realizou-se uma caminhada na Serra de S. Luís, com o objectivo de observar a flora característica da Arrábida.

Realizou-se, ainda, uma caminhada na Serra do Louro, dirigida à população em geral. A iniciativa envolveu 100 participantes, que tiveram oportunidade de contribuir activamente para a preservação da floresta, ao nível local, plantando 40 árvores, entre pinheiros mansos e carvalhos cerquinhos, numa acção que contou, também, com o apoio da SETCOM.

A Assembleia-geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, sob o lema “Florestas para Todos”, com o objectivo de sensibilizar a comunidade internacional para a necessidade da gestão, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção