Promocional da rede Mobi.E e de um automóvel eléctrico em Setúbal«É com muito gosto que Setúbal recebe este novo estilo de vida.»

Por Jornal Rostos
Durante o evento, no qual, hoje e amanhã, são divulgadas as vantagens da rede de pontos de carregamento nacional Mobi.E e do novo modelo eléctrico da Peugeot, o iOn, o autarca salientou que espera que a iniciativa contribua activamente para que “as pessoas se habituem a viver de maneira a ter em consideração os valores patrimoniais”, acrescentando: “É com muito gosto que Setúbal recebe este novo estilo de vida.”
Setúbal é uma das 25 cidades que integram a Mobi.E, uma rede pública de carregamento de veículos eléctricos, sendo que, no Concelho, já se encontram em funcionamento 12 pontos de carregamento duplo.
A representante da Mobi.E presente na iniciativa, Maria João, sublinhou ser “fundamental que as pessoas tenham confiança neste tipo de sistema [de carregamento] para aderirem com mais facilidade aos veículos eléctricos”.
Sobre as vantagens e desvantagens actuais dos pontos de carregamento, que levam cerca de seis horas a “abastecer” completamente estes automóveis ecológicos, a representante da rede realça que “os carregamentos devem ser feitos durante a noite, nas garagens, pois está-se a consumir assim energia que de outra forma é desperdiçada, sendo ainda mais barato e cómodo”.
Os pontos de carregamento apresentam-se essencialmente como zonas utilitárias, em que, “ao longo do dia, as pessoas podem recorrer a esta rede eléctrica com segurança e durante o desempenho de alguma tarefa, como numa ida às compras ou ao banco”.
O director de comunicação da Peugeot Portugal, Jorge Magalhães, salientou que o principal objectivo da digressão é levar “a todas as pessoas” o automóvel eléctrico, em particular o novo iOn.
Em Setúbal, a acção está aberta ao público hoje entre 14h00 e as 22h00 e amanhã entre as 10h00 e as 15h00. Durante estes períodos a população pode experimentar conduzir o modelo eléctrico da marca francesa.
O iOn, totalmente eléctrico e silencioso, apresenta autonomia para 150 quilómetros, atingindo uma velocidade máxima de 130 quilómetros por hora e uma potência de 40 kilowatts, ou seja, 67 cavalos.
Numa tomada normal, do tipo doméstico, de duração alternada de 220 volts, a bateria carrega totalmente em seis horas, conseguindo 80 por cento do carregamento em 30 minutos com alimentação contínua de 330 volts.














