Saltar para o conteúdo
Quotidianos

BARREIRO - Qualidade do Ar nos FidalguinhosApresenta valores de concentração de ozono mais elevados

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) informa que hoje, dia 10 de Agosto, está a ser ultrapassado, nas estações de medição da qualidade do ar desta CCDR, o valor de concentração de ozono de 180 µg/m3 (microgramas por metro cúbico).

No Concelho do Barreiro, esta situação verificou-se na estação Fidalguinhos, freguesia do Lavradio, das 13h00 às 14h00, tendo sido registado o valor de 186µg/m3.

2 min de leitura
BARREIRO - Qualidade do Ar nos Fidalguinhos Apresenta valores de concentração de ozono mais elevados

Por Jornal Rostos

Assim, para os valores de concentração observados, o ozono pode provocar alguns efeitos na saúde humana, especialmente em grupos da população mais sensíveis, tais como: crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas.

A exposição a este poluente afecta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações nos olhos.

Enquanto esta situação se mantiver, é recomendável que os grupos mais sensíveis da população, e que se encontrem nas zonas afectadas, reduzam ao mínimo a actividade física intensa ao ar livre e evitem a permanência no exterior.

Para obter informações adicionais, nomeadamente sobre os efeitos do ozono e medidas a tomar, deve consultar o site: http://www.qualar.org.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção