Saltar para o conteúdo
Quotidianos

No Ecoparque de PalmelaAmarsul e Secil iniciam produção de combustíveis alternativos

A Amarsul e a Secil deram início ao processamento de resíduos da Unidade de Produção e Fornecimento de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR), no Ecoparque de Palmela.

2 min de leitura
No Ecoparque de Palmela Amarsul e Secil iniciam produção de combustíveis alternativos

Por Jornal Rostos

A Unidade de CDR decorre do acordo de parceria assinado entre a Amarsul e a Secil, para a produção e fornecimento de combustíveis derivados de resíduos, num total de cerca de 50.000 mil toneladas ano e que permitirá, só por si, aproveitar mais 12,5% do total de resíduos sólidos urbanos rececionados nas infraestruturas da Amarsul, que por outra via teriam como destino final a sua deposição em aterro sanitário sem qualquer aproveitamento.
Além de contribuir para o cumprimento dos compromissos de valorização de resíduos urbanos preconizados no Plano Estratégico Nacional para o setor, a valorização de CDR permite substituir os combustíveis convencionais e reduzir, assim, quer as emissões de gases de efeito de estufa, quer a dependência energética relativamente a origens fósseis.
O co processamento de CDR como combustível alternativo na Fábrica de Cimento Secil Outão representa valor acrescentado para a economia e para o ambiente, por se valorizar um recurso energético endógeno diretamente no processo fabril, evitando importações de combustíveis fósseis e promovendo o investimento e o emprego na região da Península de Setúbal.
Na cerimónia estiveram presentes as administrações de ambas as empresas, representantes dos municípios da península de Setúbal e os administradores da EGF, empossados recentemente.
Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção