Saltar para o conteúdo
Quotidianos

Crianças assinalam data na Mata Nacional da Machada no BarreiroDIA DA ÁRVORE E DA FLORESTA

O Centro de Educação Ambiental (CEA) da Câmara Municipal do Barreiro acolheu quatro turmas da Escola Básica do 1º ciclo nº 9 do Barreiro na manhã de 22 de março. Com o objetivo de assinalar, ao ar livre, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta estes cerca de 100 alunos participaram alegremente numa prova pedestre de orientação, assistiram a uma apresentação, sobre a temática do dia, no CEA, e ajudaram na plantação de pinheiros mansos na Mata Nacional da Machada.

3 min de leitura
Crianças assinalam data na Mata Nacional da Machada no Barreiro DIA DA ÁRVORE E DA FLORESTA

Por Jornal Rostos

Conceição Nunes, a professora responsável pela turma do 4º B que esteva de visita à Mata com um grupo de 30 alunos, afirmou ter achado importante vir, para céu aberto, dinamizar atividades. Na sua opinião, “esta é a melhor forma para que os nossos alunos vejam a importância da preservação do nosso ambiente”, disse. Na maior parte dos casos, afirmou esta docente, os alunos não são estreantes nas idas à Mata da Machada. “Muitos disseram-me, assim que cá chegámos, que costumam vir, até cá, com os pais. Outros, recordam-se de já cá termos estado noutras iniciativas promovidas pela Câmara” referiu.

Sobre o interesse que as comemorações destes dias suscitam nos alunos, Conceição Nunes não hesitou em afirmar que “eles gostam muito. Mostram-se muito interessados. São sempre atividades diferentes do dia-a-dia na aula. Para eles, isto marca o dia”.
A docente disse ainda estar a pensar aproveitar a experiência para desenvolver, em contexto, escolar, um trabalho interdisciplinar.

Para além da prova pedestre de orientação (peddy-paper) em que as perguntas correspondiam aos diferentes pontos intermédios e serviam para determinar a passagem à fase seguinte do percurso, os alunos foram convidados, como revelam as imagens, a fazer uma ‘retancha’ - processo através do qual se repovoa ou refloresta uma determinada zona onde já existiram árvores mas que não chegaram a vingar.
Divididos em grupos, outros alunos assistiram a um pequeno filme onde eram mostrados os órgãos que constituem uma árvore ou planta. A forma como uma pequena semente se transforma numa árvore adulta também faz parte desta apresentação, bem como o processo de fotossíntese.

Sensibilizar as crianças para a necessidade de deixar, para o futuro, um grande património arbóreo é o objetivo desta ação.

Sempre que os estabelecimentos de ensino o solicitem, por marcação, o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada ‘abre as suas portas’ e acolhe os visitantes propondo-lhes este e outros tipos de iniciativas.

CMB

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção