Saltar para o conteúdo
Quotidianos

Dia Internacional da Diversidade Biológica«Setúbal é um espaço de grande biodiversidade que importa proteger»

A necessidade de proteção e valorização da biodiversidade do território foi salientada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, ontem à tarde, numa iniciativa realizada no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Diversidade Biológica.

2 min de leitura
Dia Internacional da Diversidade Biológica «Setúbal é um espaço de grande biodiversidade que importa proteger»

Por Jornal Rostos

“Setúbal é um espaço de grande biodiversidade que importa proteger”, vincou a autarca na abertura do encontro, realizado na Casa da Baía, em Setúbal, que serviu para adiantar resultados do plano de ação para a salvaguarda e monitorização a população de roazes do Estuário do Sado.

A “aposta nas riquezas naturais” da região constitui um fator de “desenvolvimento do Concelho”, referiu a autarca na iniciativa, realizada no âmbito do Dia Internacional da Diversidade Biológica, este ano subordinado à “Biodiversidade Marinha”, com organização do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e apoio da Autarquia.

Maria das Dores Meira, ao frisar que “o Sado e a Arrábida são locais de excelência para celebrar a Natureza”, realçou a importância de “discutir estratégias de gestão do território” e “desenvolver instrumentos que valorizem o património”, sublinhando que a Câmara Municipal está “sempre disponível para reforçar parcerias” que visem este objetivo.

A autarca enalteceu o trabalho que está a ser preparado para tornar o “Bem” Arrábida em Património Mundial Misto da Humanidade. Reconheceu ainda o “esforço realizado por várias empresas na minimização de efeitos nocivos no rio Sado”, admitindo, contudo, que “continua a haver algumas ameaças” por eliminar.

O secretário de Estado Daniel Campelo, presente na sessão, anotou e elogiou a “vontade do Município em partilhar as responsabilidades de gestão e proteção de áreas com uma grande biodiversidade” e sublinhou a necessidade de “uma cidadania ativa” para a manutenção desta riqueza natural.

“Setúbal é um santuário da biodiversidade”, salientou o governante, que classificou o plano de ação para os roazes do Sado como “um bom exemplo daquilo que é necessário fazer para preservar a diversidade biológica”.

No encontro foram divulgadas as linhas orientadoras do plano de ação que está a ser desenvolvido para travar o declínio da comunidade de golfinhos que habita o Sado, composta por 27 animais.

Fonte - CMS

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção