AMBIENTE EM FAMÍLIA NO BARREIROPropostas integradas marcam Agenda de Atividades 2012
De 22 de maio até hoje, a quantidade de inscrições nas iniciativas propostas tem sido muito significativa, facto com que se congratula o Vereador responsável pela área do Ambiente na Câmara Municipal do Barreiro. Nuno Banza referiu que “a Agenda de Atividades tem sido um sucesso”.

Por Jornal Rostos
Fazendo um pouco de história, o Vereador recordou que, quando começou, esta iniciativa era menos elaborada e tinha um objetivo muito concreto que era “estimular a participação dos cidadãos no período de consulta pública, prévia, informal, que realizámos para a criação da Reserva Natural Local. Tivemos uma explosão de participação. Para nós foi surpreendente, tivemos milhares de pessoas a participar nas atividades. Era claramente uma necessidade à qual nós respondemos. No ano seguinte (2011) tentámos melhorar de forma significativa não só a forma como as pessoas participam mas também o tipo de atividades. Este ano voltámos a adaptar a oferta à procura”.
O resultado parece estar à vista e certo é que em poucos dias registou-se um número ‘surpreendente de inscrições’, referiu Nuno Banza, para complementar que a nuance, adicional, prende-se com o facto de este ano ter sido introduzido um pagamento simbólico, que vai de 1 a 5 euros. “Com este pagamento queremos, que as pessoas atribuam valor às atividades, pois mesmo quando não pagam, há sempre um custo. Com isto tentámos fazer um ranking de atividades que têm, de facto, valores diferentes. Ao mesmo tempo, o pagamento, também permite o compromisso e uma responsabilização por parte de quem se inscreve”.
“Estamos apenas a complementar aquilo que é a nossa capacidade, com alguma diferenciação e com o recurso a algumas atividades do exterior”
De acordo com o Vereador responsável pela área do Ambiente na Câmara Municipal do Barreiro, “o custo global da Agenda, se considerarmos que integra mais de cinquenta atividades, é muito, muito baixo. Para nós, o mais importante é que disto tudo tem resultado um enorme envolvimento das pessoas na Mata da Machada”.
Recorde-se que, diariamente, existe uma quantidade muito significativa de atividades de participação livre. Basta visitar o Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada para saber nas quais pode participar.
Reforçando esta ideia, Nuno Banza acrescentou (referindo-se diretamente à Mata da Machada e ao Sapal do Rio Coina) que o espaço existe e os recursos também. “Estamos apenas a complementar aquilo que é a nossa capacidade, com alguma diferenciação e com o recurso a algumas atividades do exterior. Os custos globais com as atividades propostas não são significativos quando comparados com os resultados, designadamente, sociais e ambientais que daqui se obtêm”.
Sobre a temática escolhida em 2012, “Ambiente em Família”, o Vereador explicou que “aquilo que queremos estimular é o envolvimento das diferentes idades na realização de tempos livres em família. As propostas deste são integradas e contemplam todos os elementos da família. Os nossos cidadãos organizam-se desta forma e a Câmara não pode ser insensível a isto. Se vivemos em família aquilo que devemos estimular é uma participação nas atividades feita em família. Acreditamos que esta é uma boa solução”.
Daqui até 9 de setembro, as propostas são inúmeras. Consulte a Agenda de Atividades e decida-se pelas atividades que mais se enquadram no seu gosto, ou estilo de vida. A oferta inclui atividades como a arte na natureza, construção de abrigos para morcegos, permacultura, astronomia e a subida do rio.
Informações ou inscrições podem ser feitas através da Linha Verde do Ambiente (gratuita) 800 205 681.
Os bilhetes para as atividades que não são gratuitas já estão disponíveis no Posto de Turismo da CMB, localizado no Mercado Municipal 1º de Maio. Tel. 21 099 08 37.
CMB














