«Business Innovation» em ÉvoraCom 300 participantes e 20 projectos diferenciadores implementados no Alentejo
Por Jornal Rostos
Empresas com novas e criativas ideias de negócio desenvolvidas na região do Alentejo em sectores como o agroalimentar, agricultura, TI e energia provaram, no “Business Innovation” que a AIP realizou no dia 30 de Setembro, na Universidade de Évora, que é possível combater a crise, exportar e aumentar a competitividade através de parcerias com investigadores e outros agentes económicos.
Com a duração de um dia, o espaço “Business Innovation”, promovido pela AIP com a colaboração da Associação Empresarial da Região de Évora (NERE) e o contributo da Associação Empresarial da Região de Portalegre (NERPOR), apresentou alguns dos mais inovadores projectos existentes no país e que estão a ser desenvolvidos por 19 empresas: Bambuparque, Olhar Feliz, Terrius, Catus Extractus, MyFarm e Horta do Lopes (agricultura e agroalimentar); GestSport, Ex-Medicine, AlentAPP e Widesys (TI); Glintt, Open Renewables, Wattguard, Logica EM e IP Portalegre C3i (energia); Robcork (indústria corticeira); Boa Boca (embalagem de produtos gastronómicos tradicionais); Capote’s Emotion (confecção) e Spira (turismo cultural).
O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), unidade de investigação e desenvolvimento privada, sem fins lucrativos, com sede em Beja, também apresentou vários projectos que contribuem para responder aos problemas científico-tecnológicos da região.
Os “custos e o tempo exigidos pelos transportes para a exportação de pequenas quantidades de mercadoria”, a “fraca apetência para o estabelecimento de parcerias sectoriais”, a “pequena dimensão do mercado nacional para produtos “gourmet” como, por exemplo, o miolo de bambu, produzido pela Bambuparque, a “dificuldade na contratação de recursos humanos com qualificações adequadas” e o “ambiente político e legal pouco favorável às empresas” foram alguns dos constrangimentos apontados pelos empresários durante a apresentação dos seus negócios inovadores, alguns deles com base nos recursos endógenos da região do Alentejo.
O evento revelou-se uma oportunidade rara para os cerca de 300 participantes – empresários, empreendedores, investigadores, alunos do ensino superior, representantes de associações empresariais e de entidades, entre outros – estreitarem as distâncias entre a oferta e a procura de soluções inovadoras e eficazes nos sectores de actividade considerados prioritários para a região em causa.
“Workshops” sobre temas como inovação, financiamento, apoios e incentivos no âmbito do “Portugal 2020” e do programa “+Inovação+Indústria”; zonas de exibição e demonstração de produtos e serviços concebidos e comercializados pelas empresas participantes e de projectos de investigação incrementados pelos centros de saber presentes; e áreas de encontro que proporcionaram 12 reuniões entre empresários e investigadores marcaram esta concorrida iniciativa, que decorreu nos Claustros do Espírito Santo, na Universidade de Évora. Espaço que permitiu ainda a recolha e a partilha de ideias com potencial para se transformarem em proposta de valor que respondam às necessidades das empresas e com impacto na economia regional.
O “Business Innovation” enquadra-se no âmbito do projeto Redes de Inovação – Informação sobre inovação e desenvolvimento tecnológico para PME”, concebido e promovido pela AIP, e é co-financiado pelo Programa Compete. Tem como objectivo a dinamização de redes entre os diversos agentes de inovação, nomeadamente os oriundos do Sistema Cientifico e Tecnológico (universidades, politécnicos, centros de investigação), do Parque de Ciência e Tecnologia, das associações empresariais, das empresas e dos empresários e empreendedores.
A AIP realiza o segundo evento “Business Innovation” em Castelo Branco, no dia 15 de outubro. A iniciativa tem o apoio da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e vai decorrer nas respetivas instalações (ex-NERCAB).
Dando continuidade a uma das suas prioridades estratégicas, a “Inovação e desenvolvimento tecnológico”, a AIP vai realizar um grande evento sobre o tema, o “Dia da Inovação”, dia 20 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa.
Fonte - AIP














