INE confirmaContinua a destruição de Emprego na Restauração e na Hotelaria
Por Jornal Rostos
Em Portugal, segue-se o rumo contrário. De acordo com os dados relativos às Estatísticas do Emprego, publicados recentemente pelo INE, continuam a confirmar-se as previsões da AHRESP relativamente à destruição de emprego.
No final do 3º trimestre de 2014, os Setores da Restauração e Bebidas e da Hotelaria, registaram uma quebra de -3,9% no emprego homólogo, ou seja, perderam-se 12.200 postos de trabalho.
Apesar do aumento do número de turistas em Portugal, vaticinando-se que 2014 será um ano recorde, o setor continua a enfrentar grandes dificuldades de tesouraria e a não ter capacidade de repor a mão-de-obra perdida. Analisando a evolução dos últimos 9 meses (31.dezembro.2013 a 30.setembro.2014), registou-se uma perda de -8.100 postos de trabalho, -2,8%, indicando a perda de 30 postos de trabalho por dia.
Desde 2011, que a AHRESP alerta o Governo e a Opinião Pública através de várias análises de dados oficiais e de estudos, em que se destaca a problemática da carga fiscal e dos custos de contexto com os nefastos efeitos sobre as empresas, que se veem perante uma tesouraria depauperada, uma acumulação de dívidas e bens hipotecados, que invariavelmente resultam em encerramentos e despedimentos.
Acreditando que TODOS queremos um melhor futuro para Portugal, e nós queremos, continuamos a acreditar que a reposição do IVA será feita, JÁ, e que o Orçamento de Estado para 2015 será amigo do investimento, do crescimento, das empresas e do emprego.
Fonte - AHRESP














