Saltar para o conteúdo
Vida

Pluricoop considera“Há pouca informação sobre direitos dos consumidores”

A Pluricoop – Cooperativa de Consumidores a propósito do Dia Mundial do Consumidor que se assinala no dia 15 de Março, promoveu uma conferência de imprensa para divulgar os resultados do 10º Concurso Jovem Consumidor e alertar a opinião pública para a importância de se promover a “educação do consumidor”.
2 min de leitura
Pluricoop considera “Há pouca informação sobre direitos dos consumidores”

Por Jornal Rostos

Tina Oliveira, responsável pelo sector de actividades Sócio Culturais da Pluricoop revelou aos jornalistas os nomes dos jovens premiados no 10º Concurso Jovem Consumidor, uma iniciativa que segundo referiu visa sensibilizar os jovens em idade escolar para a defesa de valores de preservação do ambiente, da natureza e de defesa do consumidor.
Este ano participaram 140 jovens, tendo sido atribuído o prémio do escalão “A” a Maria Teresa Oliveira, da Escola EB1 nº 2 de Alverca e o prémio do escalão “B” a Bárbara Lopes Ferreira da Escola EB2 Soeiro Pereira Gomes, de Alhandra. No decorrer da conferência de imprensa, Rodrigo, do Gacoop – Gabinete de Defesa do Consumidor da FENACOOP, salientou que “as cooperativas são organizações de consumidores que intervêm na defesa e na promoção dos seus direitos, tendo lojas que fornecem bens de consumo e desempenhando um importante papel no que toca à informação e formação pata o consumo, bem como na representação dos interesses dos consumidores junto de organismos e instituições decisórios”.

Educar e emancipar

Fernando Parreira, presidente da direcção da PLURICOOP, salientou que “em Portugal existe pouca educação e informação sobre os direitos dos consumidores”.
Na sua opinião as cooperativas tudo fazem para manter os seus cooperadores informados porque valoriza a ideia que “um consumidor informado é um consumidor protegido”.
O presidente da direcção da Pluricoop referiu que as cooperativas apostam na promoção de políticas de consumo norteadas por princípios éticos enquadrados na valorização de uma economia social.
Fernando Parreira considerou importante que a cooperativa promova o Concurso Jovem Consumidor porque ele é um elemento importante de sensibilização para os problemas dos consumidores e acrescentou que é essencial que se promova uma “educação para a emancipação” dos jovens.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção