Trabalhadores do serviço de Bar e Restauração nos Barcos da Transtejo/SoflusaConcentração de protesto para exigir a retoma do serviço

Por Jornal Rostos
Na Transtejo/Soflusa, desde o passado dia 16 de março que está suspenso o serviço de Bar e Restauração nos barcos da empresa, serviço concessionado à empresa Eurest, e que emprega cerca de duas dezenas de trabalhadores. No actual momento, e após levantada a maioria das restrições para a retoma das actividades de restauração, a Transtejo/Soflusa insiste em manter os bares dos barcos encerrados e justifica essa decisão com o actual momento de pandemia e com as imposições vindas das autoridades de saúde, nomeadamente as emanadas pela Direção Geral de Saúde (DGS). No entanto, o entendimento do sindicato, e dos trabalhadores, é que não existe nenhuma limitação legal que impeça a retoma do serviço dos bares dos barcos, desde que sejam asseguradas todas as mediadas de protecção dos trabalhadores e clientes, bem como, o controlo sanitário exigido para a totalidade dos estabelecimentos de restauração e bebidas.
É perfeitamente possível compatibilizar a retoma da actividade laboral e assegurar o cumprimento de todas as regras de segurança sanitária para trabalhadores e utentes do serviço publico de transporte fluvial. Os trabalhadores querem retomar a sua actividade laboral com responsabilidade e ocupar os seus postos de trabalho.
Mantendo-se esta situação, e intransigência da Transtejo/Soflusa em manter a Suspensão do serviço de Bar e Restauração nos barcos, pode estar em causa os postos de trabalho de duas dezenas de trabalhadores!
O Sindicato de Hotelaria do Sul, e os trabalhadores da Eurest ao serviço nos bares do Barcos da Transtejo/Soflusa, exigem uma tomada de posição por parte desta empresa do sector empresarial do estado e a abertura imediata de todos os bares dos barcos!














