Maior central solar da EuropaProjeto para instalar em Santiago do Cacém já tem licença ambiental

Por Jornal Rostos
A notícia, publicada esta terça-feira, 31 de janeiro, pelo jornal Expresso, avança que o projeto das empresas Iberdrola e Prosolia já obteve licenciamento ambiental da APA.
A futura central fotovoltaica representa um investimento de cerca de 800 milhões de euros e empregará 2500 pessoas na fase de construção, estando prevista a entrada em funcionamento em 2025, passando a responder às necessidades anuais de cerca de 430 mil residências.
A Iberdrola revelou, em comunicado citado pelo Expresso, que a ligação à rede já está contratada com a REN, prevendo-se que quando estiver em produção, a futura central evitará o consumo de 370 milhões de metros cúbicos de gás por ano.
Segundo a informação divulgada pelos promotores do projeto, o terreno onde vai ser implementado o projeto é atualmente uma enorme área de eucaliptos, que darão agora lugar à central solar, com mais de 700 mil módulos fotovoltaicos.
O complexo processo de licenciamento ambiental desta central obrigou os promotores a comprometer-se com a instalação de cortinas arbóreas em torno das áreas da central próximas de habitações e outras áreas edificadas.
A central terá uma potência similar à da já desativada central a carvão da EDP em Sines.
Fonte - Predimed Vasco da Gama














