Saltar para o conteúdo
Vida

MILLENNIUM BCP LIDERA MARGEM SUL DO TEJO COM 40 SUCURSAIS QUE SERVEM 117 MIL CLIENTES

O Millennium bcp realizou hoje em Almada o 18º Encontro Millennium bcp, reunindo clientes, colaboradores e personalidades locais para apresentar, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), a caracterização sócio-económica da região, bem como a presença do Banco em todo o distrito.

4 min de leitura

Por Jornal Rostos

Presente no distrito de Setúbal desde 1952, o Millennium bcp dispõe de uma das maiores redes de sucursais bancárias na região. As 40 agências existentes na margem Sul asseguram a maior rede de sucursais bancárias neste conjunto de concelhos, bem como no conjunto do distrito através de 62 sucursais.

As sucursais do Millennium bcp na margem Sul servem 117 mil clientes, que detêm mais de 936 milhões de euros de recursos e são responsáveis por 1.034 milhões de euros de crédito, correspondendo a 67%, 62% e 64% do total do Millennium bcp no distrito de Setúbal respectivamente. Os concelhos da margem Sul do Tejo correspondem a cerca de 3% do total de recursos e cerca de 5% do total de crédito das redes de retalho do Millennium bcp em Portugal respectivamente.

No que respeita ao perfil dos clientes tipo do Banco, os particulares representam 85% do total de clientes do Millennium bcp residentes no distrito de Setúbal, sendo responsáveis por quase 67% dos depósitos, uma percentagem superior à média nacional do banco. Os empresários em nome individual (ENIs) representam 9,4% dos clientes e 17,4% dos recursos, enquanto as empresas equivalem a 5,6% dos clientes na região e asseguram 16,6% dos depósitos. No total, o distrito de Setúbal representa cerca de 6% da base de clientes do Millennium bcp, do património financeiro e do crédito concedido.

A actividade financeira do distrito ascende a mais de cinco mil milhões de euros de depósitos e perto de onze mil milhões de euros de crédito. O ritmo de crescimento de recursos e de crédito no distrito é superior à média nacional, embora registando uma proporção inferior à sua importância relativa em termos de população e rendimento. Já os índices de sucursais por habitante na margem Sul reflectem níveis de cobertura bancária inferiores à média nacional e ao conjunto do distrito de Setúbal.

A população residente no distrito de Setúbal representa hoje perto de 8% da população portuguesa, tendo aumentado em cerca de 20% nas duas últimas décadas e registando a segunda maior expansão demográfica entre todos os distritos. Este crescimento foi especialmente visível nos concelhos da margem Sul do Tejo (Almada, Seixal, Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete), que representam 65% da população residente no conjunto do distrito de Setúbal e cerca de 5% da população nacional, constituindo no entanto pouco mais de um terço da população residente na margem Norte do Tejo.

O PIB per capita dos concelhos da margem Sul é inferior aos concelhos da margem Norte e à média nacional, salientando-se o contraste entre os concelhos de Almada e Moita em termos de poder de compra. Não obstante, o conjunto do distrito de Setúbal regista níveis de PIB per capita próximos da média nacional, salientando-se o contraste entre a Península de Setúbal e o Alentejo Litoral em termos de poder de compra, que representam 102% e 78% do poder de compra médio do país respectivamente.
A margem Sul representa mais de 63% das empresas sediadas e mais de 50% do emprego por conta de outrém do distrito de Setúbal, destacando-se os concelhos de Almada e Seixal como maiores empregadores. A actividade económica da margem Sul é bastante diversificada, apresentando uma estrutura muito semelhante à margem Norte.

Os concelhos de Almada, Palmela, Setúbal e Seixal representam perto de 70% do emprego por conta de outrém. O sector da indústria transformadora, nomeadamente as indústrias automóvel e seus componentes, metalúrgica, alimentar, pasta e papel e de cimento, representam cerca de 30% do emprego por conta de outrém. O sector do comércio é também relevante, representando perto de 40% das empresas sediadas no distrito e mais de 20% do emprego. A construção e imobiliário no seu conjunto têm 30% do número de empresas e respondem por 28% do emprego no distrito.

Em Setúbal, a história do Banco remonta a 1952 e a 1954 com a implantação do SottoMayor e do Atlântico em Almada. Em 1989 foi inaugurada a primeira sucursal da rede Particulares e Negócios na capital de distrito e, em 1990, abriram as primeiras sucursais da NovaRede.

O Millennium bcp está presente em 12 dos 13 concelhos do distrito de Setúbal, demonstrando experiência e conhecimento do mercado na gestão da vasta e diversificada base de clientes que apresenta ainda um elevado potencial de intensificação de relacionamento bancário. O Millennium bcp reafirma mais uma vez, com este encontro, o desejo de contribuir para o desenvolvimento regional e o bem-estar social dos habitantes do distrito de Setúbal.

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção