No BarreiroQuimiparque vai assinar acordo para validar competências
Os Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, visam a identificação e validação das competências que os adultos forma adquirindo de maneira informal ao longo de todo o percurso de vida.

Por Jornal Rostos
No sentido de alargar esta intervenção à população activa empregada, no concelho do Barreiro, estabeleceram-se acordos de colaboração com empresas, autarquias e Instituições de Solidariedade, entre os acordos estabelecidos insere-se a Câmara Municipal do Barreiro.
Entretanto, segundo apurámos será assinado, em breve, um acordo com o Parque Empresarial da Quimiparque tendo por objectivo prolongar a acção do Polo do CRVCC a todas as empresas do localizadas naquele Parque Empresarial.
Identificação e validação das competências dos adultos
As centenas de milhar de pessoas anónimas que não tiveram (ou puderam) uma oportunidade para desenvolver as suas competências e conhecimentos através da escola, foram ao longo do percurso da “universidade da vida” adquirindo um conjunto de competências e saberes que o “mundo da escola” por si só não traria.
Contudo, a sociedade até há uns anos parecia não reconhecer essas competências, foi com o objectivo de ultrapassar esta lacuna, que foram criados os Centros de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, cujo papel visa a identificação e validação das competências que os adultos forma adquirindo de maneira informal ao longo de todo o percurso de vida.
120 Centros espalhados por todo o país,
Estes Centros RVCC foram criados no ano 2000, numa parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho e Solidariedade, sendo inicialmente constituídos seis (6) centros, estando entre eles o Centro RVCC do Centro de Formação Profissional do Seixal.
Actualmente a rede de Centros RVCC atinge já os 120 centros, espalhados por todo o país, integrados em instituições públicas, privada e mesmo em empresas privadas, que criaram o seu centro RVCC para dar resposta à necessidade de qualificação dos seus trabalhadores suportando elas próprias o seu financiamento.
Necessidade da melhoria da coesão social
A criação destes Centros de RVCC justifica-se, especialmente, pela actual situação ainda deficitária da educação e formação de um elevado número de activos, empregados ou desempregados, e pela necessidade que se impõe da melhoria da coesão social, da cultura de participação, do desenvolvimento individual, da empregabilidade e da prevenção da exclusão social.
Elevar a formação de base dos activos
Na estratégia governamental da Iniciativa Novas Oportunidades existe um pilar fundamental que é o de elevar a formação de base dos activos. Dar a todos aqueles que entraram na vida activa com baixos níveis de escolaridade, uma Nova Oportunidade para poderem recuperar, completar e progredir nos seus estudos.
Para levar a cabo este projecto é necessário um grande empenho e iniciativa por parte de toda a sociedade, é, neste contexto que o Centro RVCC do Centro de Formação Profissional do Seixal tem, também, no Barreiro, concretamente no Parque da Quimiparque, um pólo onde desenvolve o processo RVCC à população desempregada encaminhada pelo Centro de Emprego do Barreiro.














