RASTREIOS GRATUITOS À POPULAÇÃO DO DISTRITO DE SETÚBAL
Por Jornal Rostos
No âmbito da campanha nacional de rastreios gratuitos à população, promovida em diversas farmácias do país, anuncia-se as farmácias aderentes do Distrito de Setúbal que irão realizar rastreios gratuitos à Osteoporose e Doenças da Próstata, ao longo da segunda quinzena do mês de Setembro:
RASTREIO À OSTEOPOROSE
Dias 26 e 27 de Setembro de 2007:
CENTRO FARMACÊUTICO
Localidade: Pinhal Novo - Setúbal
O rastreio é iniciado com o preenchimento de um questionário por parte do farmacêutico, que analisará alguns dos hábitos do indivíduo, seguindo-se um breve exame de medição de densitometria óssea.
Os resultados retirados deste exame serão anexados ao questionário preenchido e entregues à pessoa rastreada, que será também aconselhada a dirigir-se ao seu médico assistente.
RASTREIO ÀS DOENÇAS DA PRÓSTATA
Dia 20 de Setembro de 2007:
FARMÁCIA CORDEIRO
Localidade: Venda do Alcaide – Pinhal Novo
Dia 25 de Setembro de 2007:
FARMÁCIA ANA BRANCO
Localidade: Seixal
Dia 26 de Setembro de 2007:
FARMÁCIA NOBRE GUERREIRO
Localidade: Amora
O rastreio também se inicia com o preenchimento de um questionário por parte do farmacêutico, que analisará alguns dos hábitos do indivíduo, seguindo-se uma análise que medirá os níveis de PSA (antigénio específico da Próstata) no sangue.
Os resultados da análise ao sangue serão igualmente anexados ao questionário preenchido e entregues à pessoa rastreada, que será também aconselhada a dirigir-se ao seu médico assistente.
Estes rastreios têm como único objectivo avaliar o Risco de Osteoporose e Doenças da Próstata por parte do indivíduo, sendo que o diagnóstico final será sempre elaborado pelo médico de família.
A campanha nacional de rastreios gratuitos à população iniciou-se no passado dia 2 de Outubro nas farmácias aderentes, tendo término previsto em Dezembro de 2007.
A iniciativa conta com o apoio da ratiopharm, empresa farmacêutica líder em Portugal (em unidades) no desenvolvimento e comercialização de medicamentos genéricos, que disponibilizará recursos humanos e materiais necessários para a realização da campanha.














