S.energia – Agência de Energia Barreiro MoitaAssembleia Geral já contou com a participação de Montijo e Alcochete

Por Jornal Rostos
A Agência tem como objectivo contribuir para o desenvolvimento sustentável através da promoção, dinamização e divulgação de boas práticas ao nível do desempenho energético-ambiental dos Municípios, e dos diferentes sectores de actividade económica. A partir de agora, vê a sua área de influência aumentada, de 87 quilómetros quadrados para 563, passando a contar com cerca de 207 mil habitantes.
Este processo de integração é concluído com êxito, após cerca de um ano de actividade e, no seguimento de um processo de candidatura a financiamento comunitário bem sucedido, encetado pelos municípios do Barreiro e Moita. Um esforço conjunto de colaboração e criação de sinergias regionais com os municípios do Montijo e Alcochete.
O Vereador da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Miguel Canta, responsável pelo Pelouro do Ambiente, referiu que quando foi proposta a adesão do município do Montijo à Agência o Executivo aceitou de imediato. Na sua opinião, esta agência “é uma mais valia”.
Considera que a S.energia tem condições para ser alargada a outros municípios da Península de Setúbal, para assim ser “verdadeiramente regional”. Informou que o município tem em curso, vários projectos de racionalização de energia.
Por seu lado, o Vereador Paulo Machado, da Câmara Municipal de Alcochete, felicitou os municípios do Barreiro e da Moita pelo convite feito à autarquia para integrar a agência.
Referiu que as acessibilidades para o novo Aeroporto Internacional de Lisboa e para a Terceira Travessia do Tejo são as questões que mais preocupam a autarquia. Considera que a agência “é importante pois irá ajudar a gerir estes assuntos e fará um diagnóstico da situação”.
Segundo o autarca, o executivo municipal enfrenta um desafio ao nível da gestão energética. “Temos feito um trabalho na área de planeamento urbano e de construção no que diz respeito à eficácia dos edifícios, nomeadamente na utilização de energia solar”.














