Saltar para o conteúdo
Vida

Marcas confiantes no sucesso do Barreiro Retail PlanetPresidente da Câmara Municipal do Barreiro no Silk assistiu à apresentação do projecto

Para celebrar o arranque deste projecto inovador em Portugal, que está a ter uma procura assinalável por parte de marcas de renome nacional e internacional, os promotores apresentaram oficialmente o conceito “Retail Planet” no exclusivo Silk Club, em Lisboa.

O Barreiro Retail Planet, à semelhança do Silk, “terá uma imagem de contemporaneidade muito forte”, referiu a arquitecta responsável pelo projecto, Margarida Caldeira, da empresa Broadway Malyan.

5 min de leitura
Marcas confiantes no sucesso do Barreiro Retail Planet Presidente da Câmara Municipal do Barreiro no Silk assistiu à apresentação do projecto

Por Jornal Rostos

No local do futuro Barreiro Retail Planet, junto à estação ferroviária de Coina, homens e máquinas trabalham diariamente para que, dentro de um ano, seja cortada a fita que há-de marcar o início de um empreendimento comercial de sucesso. Os conceitos inovadores e arrojados deste projecto já estão a passar da planta para o terreno - as obras de construção tiveram início no mês de Outubro - e as expectativas de empresas investidoras, lojistas, media e público são enormes.

Impunha-se, por isso, uma apresentação oficial do primeiro Retail Planet do país e a escolha do cenário recaiu num dos espaços mais sofisticados e exclusivos da capital. Ontem à noite, cerca de meia centena de convidados brindaram ao sucesso do projecto, de olhos postos na outra margem do rio.

A Milligan e a Eiffage são as empresas parceiras na concretização deste empreendimento, que significa um investimento na ordem dos 60 milhões de euros. Está prevista a criação de cerca de 1300 postos de trabalho. No final do primeiro trimestre de 2010, prevê-se que seja iniciado o processo de recrutamento.

O Barreiro Retail Planet, à semelhança do Silk, “terá uma imagem de contemporaneidade muito forte”, referiu a arquitecta responsável pelo projecto, Margarida Caldeira, da empresa Broadway Malyan. À fluidez e conforto do espaço para usufruto dos visitantes, alia-se uma imagem moderna, que conjuga harmoniosamente arquitectura e design.

Mas, e porque este conceito combina o melhor dos formatos de centro comercial e retail park, os espaços exteriores assumem uma importância significativa. Zonas verdes, com primazia para as espécies autóctones, ocupam, desta forma, uma área relevante do empreendimento, tornando-o, mais do que um espaço comercial, um espaço para ser utilizado por toda a família.

Para a concretização deste projecto, foi determinante a parceria criada entre a empresa britânica Milligan, especializada na promoção de imobiliária de retalho e criadora do conceito “Retail Planet”, e a francesa Eiffage, que ocupa o oitavo lugar na lista das maiores empresas de construção europeias.

A comercialização do Barreiro Retail Planet foi atribuída, em regime de exclusividade, à Jones Lang LaSalle. “O seu conceito inovador, ajustado às novas tendências de consumo, e a sua localização ímpar fazem com que o projecto esteja a atrair diversas insígnias, estando, neste momento, perfeitamente alavancado com quatro âncoras de elevada qualidade, o que permite a implantação de outros operadores no empreendimento com riscos muito reduzidos e com uma excelente expectativa quanto à sua performance”, avança Patrícia Araújo, directora de Retail Leasing da empresa responsável pela comercialização.

“Todos os lugares que criamos são únicos e diferentes. Este será, sem dúvida, muito especial”, salienta Fraser Denton, director-geral da Milligan. Jorge Rodrigues, director de Desenvolvimento da Eiffage Immobilier, destaca, por seu turno: “Este é um novo conceito que engloba a experiência comercial do Retail Park e do Centro Comercial no mesmo espaço”.

A decisão de localização do empreendimento, a 30 quilómetros de Lisboa, foi tomada após a realização de diversos estudos junto dos consumidores da região, levados a cabo pela Milligan, e que apontou para o agrado generalizado das pessoas em acederem de uma forma simples e rápida, sem grandes deslocações, às melhores marcas. Cerca de 700 mil pessoas residem a menos de 30 minutos do empreendimento. O Barreiro Retail Planet ficará localizado ao longo da A2, com acessibilidade pela estrada nacional 10, e junto à Estação Ferroviária de Coina. Os acessos serão melhorados, quando estiver concluído o prolongamento do IC 32, trabalhos que já tiveram início e que devem estar terminados em 2011.

O Barreiro Retail Planet assume-se como um projecto socialmente responsável, com elevada preocupação ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região em que se insere. Lojas e espaços ao ar livre, complementados por zonas verdes, coexistirão de uma forma bastante equilibrada. O resultado final é, por isso, amplo, atraente, acolhedor, de agradável usufruto. Isso mesmo ficou expresso numa cerimónia simbólica de plantação de uma árvore e de lançamento da primeira pedra, que decorreu no passado dia 14 de Outubro, no local do futuro Barreiro Retail Planet, que contou com o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho.

Informações adicionais

 LOCAL: junto à estação ferroviária de Coina

 ÁREA: 35 mil metros quadrados de Área Bruta Locável

 ESTACIONAMENTO: 1750 lugares

 ÂNCORAS ESTRATÉGICAS: Jumbo, Decathlon, AKI e Rádio Popular

 ESPAÇOS COMERCIAIS: mais de 40 lojas e restaurantes

 EMPREGO: criação de 1300 postos de trabalho

 INVESTIMENTO: 60 milhões de euros

 PÚBLICO-ALVO: cerca de 700 mil pessoas que residem a menos de 30 minutos do empreendimento

PROMOTORES
Milligan Retail
www.milliganretail.com

EIFFAGE Immobilier Portugal
www.eiffage.com

AGENTES IMOBILIÁRIOS
Jones Lang LaSalle
www.joneslanglasalle.pt

ARQUITECTOS
Broadway Malyan
www.broadwaymalyan.com

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção