SETÚBAL - Um dos mais importantes eventos europeusGrupo Portucel Soporcel divulga produtos gráficos na Intergraphic 2010
Por Jornal Rostos
O grupo Portucel Soporcel, líder do mercado europeu de papéis offset e pre-print no segmento Premium, aposta em mais uma presença marcante na Intergraphic, um dos eventos europeus de maior relevo da indústria gráfica que decorrerá no Palácio de Congressos de Porte Maillot, em Paris, de 12 a 14 de Janeiro.
A 30 ª edição da Intergraphic, para além de ser um espaço para apresentação de inovações e novas soluções para a indústria gráfica, irá debruçar-se sobre os desafios com que esta indústria se defronta e sobre as oportunidades de negócio para o futuro.
O grupo Portucel Soporcel vai apresentar no seu stand as principais novidades das suas marcas de papel para a indústria gráfica. Soporset, Inaset, Pioneer e Target serão as marcas gráficas em destaque, embora também marquem presença todas as marcas do segmento Office, Navigator, Pioneer, Discovery, Inacopia, Target, Explorer e Multioffice.
Nova Fábrica de Papel também em destaque
Também em destaque nesta Feira vai estar a nova fábrica de papel do grupo Portucel Soporcel que entrou em testes de produção a 15 de Agosto de 2009.
A máquina de papel foi planeada para atingir em 2011 a sua capacidade máxima de 500 mil toneladas anuais, tornando-se na maior e mais sofisticada a nível mundial para a produção de papéis finos não revestidos (UWF). Tem especificidades muito próprias, a começar pela largura útil de papel (10,4 metros) e por equipamentos totalmente inovadores, conferindo-lhe uma posição de maior vantagem competitiva.
A produção de papéis de impressão e escrita de elevada qualidade do Grupo vai atingir 1,55 milhões de toneladas/ano, reforçando assim a sua presença num sector onde é já hoje uma referência mundial. De facto, a nova fábrica permite ao Grupo dar resposta à crescente procura internacional pelas suas marcas e produtos, reforçando posições nos mercados onde já está presente e alargando o leque de países onde realiza as suas vendas.
Sobre o grupo Portucel Soporcel
O grupo Portucel Soporcel é uma das mais fortes presenças de Portugal no mundo, actuando num dos sectores mais estruturantes da economia nacional e ocupando uma posição de grande relevo no mercado internacional de pasta e papel. A construção da nova Fábrica de Papel em Setúbal permitirá elevar o Grupo à posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF), passando também Portugal a deter a posição cimeira no ranking Europeu dos países produtores deste tipo de papéis.
O grupo Portucel Soporcel ocupa actualmente o 3º lugar no conjunto das maiores empresas exportadoras em Portugal e possivelmente o primeiro em termos de valor acrescentado nacional.
Com a nova Fábrica de Papel o Grupo dispõe actualmente de uma capacidade produtiva de 1,55 milhões de toneladas de papel e de 1,35 milhões de toneladas de pasta (das quais 1,1 milhões integradas em papel).
O Grupo gera um volume de negócios anual superior a € 1 100 milhões. Em ano de cruzeiro, a nova Fábrica de Papel deverá ser responsável por um aumento superior a 400 milhões de euros nas exportações anuais do Grupo que até ao momento exportava mais de 950 milhões de euros para cerca de 90 países dos cinco continentes, o correspondente a aproximadamente 90% das suas vendas de papel e de pasta.
A notoriedade e a posição conquistadas pelas suas marcas de papel a nível internacional são suportadas por uma ampla rede de vendas, com estruturas de apoio nos principais mercados, cuja tónica está na proximidade aos clientes e na qualidade dos serviços prestados, merecendo particular destaque a marca Navigator, líder mundial no segmento Premium de papéis de escritório.
Com uma posição preponderante na fileira florestal do eucalipto, o grupo Portucel Soporcel é responsável pela gestão de cerca de 120 mil hectares de floresta. O Grupo obteve recentemente a certificação florestal do património florestal sob sua gestão pelo prestigiado sistema PEFC - Programme for the Endorsement of Forest Certification schemes, tendo também obtido a certificação pelo FSC – Forest Stewardship Council em Dezembro de 2007.
O Grupo ocupa também uma posição de destaque no sector da energia, como primeiro produtor nacional de “energia verde” a partir de biomassa. A produção de 977 GWh em 2008 representou cerca de 60% da energia proveniente de biomassa em Portugal, ou o correspondente a 2,3 % da energia eléctrica produzida no País e a 4 vezes a produção da barragem do Alqueva nesse ano.
A nova Fábrica de Papel de Setúbal insere-se num plano mais vasto de desenvolvimento, modernização tecnológica, redução do impacto ambiental e aumento de capacidade de produção de energia do grupo Portucel Soporcel. Este plano está em vias de conclusão e compreende um total de investimentos de cerca de €900 milhões, distribuídos pelas unidades de Cacia, Figueira da Foz e Setúbal.














