Toyota Europa com vendas estáveis num segundo trimestre em quebra

Por Jornal Rostos
Em Portugal e na primeira metade do ano, a Toyota registou um volume de 2.793 carros vendidos (-8,2%), representando uma quota de 4,4%. Entre os modelos Toyota, o destaque vai para o Auris que no ano do lançamento da Nova Geração cresceu as vendas cerca de 32%, para 765 unidades, antevendo uma boa recetividade para o lançamento da carrinha Auris Touring Sports prevista para o segundo semestre de 2013.
Por sua vez a Lexus cresceu para 58 unidades, registando uma quota de 0,4% no mercado premium (0,1% no mercado global).
Vendas Toyota na Europa
Comentando sobre a performance de vendas, o Vice-Presidente Sénior do Marketing e Vendas da TME, Daniele Schillaci, referiu: “Ao mesmo tempo que conseguimos seguir o nosso plano de vendas durante o 2º trimestre de 2013, mantivemos uma quota de mercado estável em 4,5% num momento em que as vendas de automóveis na Europa começam a abrandar o ritmo. A performance do Auris e Auris Híbrido no segmento C é particularmente encorajadora, com vendas a crescerem 40% ao trimestre, enquanto as vendas do segmento mantêm-se estáveis.”
E projetando para o futuro, acrescentou: “Com o lançamento do Auris Touring Sports e da sua versão Híbrida, assim como com o lançamento do carro mais vendido do mundo, o Corolla, esperamos um final de ano forte.”
Entre abril e junho, as vendas do Yaris aumentaram 4,1% para 47.838 unidades em grande parte resultando da boa recetividade do Yaris Híbrido, que registou um máximo de vendas no mês de junho com 5.798 unidades.
O Yaris - que é fabricado em França - foi particularmente bem recebido pelo mercado francês, crescendo 21% na primeira metade do ano, levando ao crescimento de 5,1% da Toyota França, o que contrastou com o declínio do mercado doméstico em 11,3%. Durante o mesmo período, os registos da nova gama Auris aumentaram em 67% em França.
O Toyota Auris e Auris Híbrido continuam com uma boa performance com as vendas a crescerem 37,6% durante o 2º trimestre, registando o total de 29.630 unidades. Em particular, durante o primeiro semestre de 2013, o Auris Híbrido aumentou as vendas em 61,4% para 22.494 unidades. Destaque-se que o Auris é o único carro do Top 5 do segmento C a registar um aumento de volume de vendas.
Lançado em Fevereiro, as vendas do novo Verso, no segundo trimestre, cresceram em 10,4% para 10.936 unidades.
Um bom início de vendas da Nova Geração RAV4 permitiu alcançar o volume de 28.671 unidades registadas no segundo trimestre do ano, o que representa mais 80% face ao mesmo período do ano passado.
As vendas do Prius Plug-in foram de 2.233 unidades na Europa nos primeiros seis meses do ano, o que o destaca confortavelmente como o híbrido elétrico plug-in mais vendido na Europa.
Vendas Lexus na Europa
O Diretor para a Lexus Europa, Paul Van der Burgh, comentou: “Estamos atualmente na fase de lançamento da Nova Geração, completamente redesenhada, da gama Lexus IS – que passa a contar com a novidade IS 300h, que integra a nossa motorização de elevada eficiência Lexus Hybrid Drive. Este carro está a ser recebido com críticas amplamente favoráveis, e os contratos de clientes estão já acima do nosso plano.”
E completou: “Em acréscimo, a nossa gama Lexus ES, LS e RX está a ter uma boa performance de vendas nos mercados de leste da Europa.”
Durante o segundo trimestre de 2013, as vendas Lexus totalizaram 10.353 unidades, fixando as vendas no primeiro semestre em 19.609 unidades.














