Jovens portugueses sem intenções de poupançaOs portugueses viram os seus orçamentos serem reduzidos nos últimos anos
Comparativamente com anos anteriores, as intenções de poupança dos portugueses nunca foram tão baixas. Em 2010, o número de portugueses que previa aumentar as suas economias situava-se nos 47%, em 2012 nos 30% e em 2013 baixa até aos 18%.
Por Jornal Rostos
«Os portugueses viram os seus orçamentos serem reduzidos nos últimos anos. Têm cortado significativamente no seu consumo e, como seria esperado, as poupanças não têm sido exceção. É verdade que estão bastante apreensivos perante a crise económica e optam por um comportamento de consumo baseado na prudência. Passaram a ter consciência da importância do ato de poupar, só lhes falta meios para o fazer», defende Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.
No que diz respeito ao consumo, segundo este estudo do Observador Cetelem, os portugueses mantêm a tendência dos últimos anos: 22% pensa que irá aumentar as despesas nos próximos meses. Um valor abaixo do ano anterior (25%), mas acima do de 2011 (18%) e de 2010 (20%). Entre os indivíduos com menos intenções de aumento de despesa encontram-se os portugueses dos 45 aos 54 anos e dos 55 aos 65 anos (81% e 83%, respetivamente).
Esta análise foi realizada em colaboração com a Nielsen e aplicada, através de um inquérito quantitativo, a 600 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre o período de 26 a 27 Junho. O erro máximo é de +0,4 para um intervalo de confiança de 95%.














