Saltar para o conteúdo
Vida

Na Clinica dos Loios no Lavradio - BarreiroGerontologia dá resposta a necessidade que se fazia sentir

A consulta gerontológica tem como objetivo prevenir e promover a saúde do idoso (tornando-o mais autónomo possível).
A consulta gerontológica é destinada não só a seniores com mais de 65 anos, mas também, a adultos que pretendam envelhecer com qualidade.

3 min de leitura
Na Clinica dos Loios no Lavradio - Barreiro Gerontologia dá resposta a necessidade que se fazia sentir

Por Jornal Rostos

O que é a Consulta Gerontológica?

A consulta gerontológica tem como objetivo prevenir e promover a saúde do idoso (tornando-o mais autónomo possível), acompanhar/orientar os cuidadores e familiares na vida com o idoso, preservar o bem-estar biopsicossocial da pessoa idosa e de todos aqueles que o rodeiam.

A quem se destina?

A consulta gerontológica é destinada não só a seniores com mais de 65 anos, mas também, a adultos que pretendam envelhecer com qualidade. Esta consulta serve também de grande apoio a todos os cuidadores e familiares que lidam diariamente com pessoas idosas.

Muitos estudantes que têm interesse pela área do envelhecimento contactam com muita frequência um gerontólogo numa consulta para esclarecerem dúvidas relacionados com o processo de envelhecer.

No que consiste a consulta gerontológica?
Numa fase inicial da consulta o idoso e/ou adulto, e/ou familiar ou e/ou cuidador irá ser submetido a uma avaliação biopsicossocial no sentido de identificar quais os pontos a serem trabalhados durante a consulta.

De seguida, irá ser traçado juntamente com o paciente um plano de intervenção gerontológica.

Desde o primeiro momento da avaliação, o paciente terá um acompanhamento integral por parte do profissional. Todos os objetivos a serem traçados desde a avaliação e a reabilitação serão com consentimento do paciente e do gerontólogo.

Não será efetuado nenhum tipo de tratamento na qual o paciente ou seus familiares não tenham consentimento de tal.

Quais os serviços efetivos na Consulta Gerontológica?
- Avaliação Global para Idosos, Cuidadores/Familiares, Adultos

- Avaliação Preventiva para Adultos e Idosos no sentido de detetar situações de risco e doenças sem sintomas visando a promoção do envelhecimento saudável.

-Reabilitação Geriátrica

• Nutrição da pessoa idosa
• Alterações na Comunicação
• Perturbações do Sono
• Prevenção de Quedas
• Auto treino físico
- Estimulação Cognitiva, para todo o tipo de pacientes, no sentido de "manter o cérebro ativo" evitando envelhecimento cerebral e estados demenciais.

- Capacitação de familiares/cuidadores nos cuidados ao idoso como higienização de pacientes acamados, cuidados a ter com um doente de Alzheimer, Parkinson entre outras.

- Apoio psicossocial para Idosos, familiares/cuidadores- depressões, isolamento, morte.

- Orientações para adaptações do domicilio para uma pessoa idosa, como por exemplo, tipo de colchão a usar para pessoas acamadas, prevenção de úlceras de pressão, mobilidade da pessoa idosa e acessibilidade, barras de apoio para casas de banho, entre outras.

- Atividades socioculturais

- Colaboração na obtenção gratuito de equipamentos e na ajudas financeiras junto da segurança social com o estabelecimento de protocolos

- Encaminhamento entre as diferentes especialidades médicas, caso seja necessário, constituindo-se uma equipa multidisciplinar ao serviço de um envelhecimento com o máximo de qualidade de vida.

Onde posso recorrer a este tipo de serviços?

No Barreiro na Clinibebe, Rua da Recosta, n.º 45A, 2830 - 277 Barreiro Telefone: 21 214 04 78 / 21 216 95 38 E-mail: clinibebe@gmail.com
No Lavradio na Clinica dos Loios, Praceta José Domingos dos Santos 2A, 2835-343 Lavradio Telefone: 21 204 1288 E-mail: clinica_loios@sapo.pt
Brevemente na Bx. da Banheira, Moita e Montijo

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção