Saltar para o conteúdo
Vida

Roma ERIFO – Agrupamento de Escolas de Santo André BarreiroCriação de Relações Emocionais para Prevenir o Abandono Escolar Precoce

. Encontro intercultural de 12 a 18 de janeiro de 2014

Building Emotional Relationships to Prevent Early School Leaving

Realizou-se, em Roma, entre 12 e 18 de janeiro 2014, um encontro entre profissionais europeus, durante o qual se abordou e debateu a temática europeia comum do abandono escolar precoce.
A ação de formação foi promovida por ERIFO (Ente per la Ricerca e Formazione) e estiveram presentes cinco professores e assistentes sociais de Malta, dois psicólogos da Suécia, um professor da Hungria, uma professora da Roménia e uma professora do Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro.

4 min de leitura
Roma ERIFO – Agrupamento de Escolas de Santo André Barreiro Criação de Relações Emocionais para Prevenir o Abandono Escolar Precoce

Por Jornal Rostos

Formação organizada por ERIFO - Ente per la Ricerca e Formazione, Roma, e financiada pelo Programa Comenius no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Realizou-se, em Roma, entre 12 e 18 de janeiro 2014, um encontro entre profissionais europeus, durante o qual se abordou e debateu a temática europeia comum do abandono escolar precoce.
A ação de formação foi promovida por ERIFO (Ente per la Ricerca e Formazione) e estiveram presentes cinco professores e assistentes sociais de Malta, dois psicólogos da Suécia, um professor da Hungria, uma professora da Roménia e uma professora do Agrupamento de Escolas de Santo André, no Barreiro.
Os profissionais presentes tiveram a oportunidade de apresentar a realidade de cada um dos seus países no que respeita ao abandono escolar precoce, tal como as medidas a serem implementadas para o combate ao mesmo. Ao longo da atividade de formação foram abordados diversos métodos facilitadores do desenvolvimento de relações emocionais com os alunos em perigo de abandono escolar precoce. A entidade formadora apresentou aos profissionais presentes os métodos de “flipped-classroom”, método autobiográfico e jogos educacionais. Foram analisadas várias formas de liderança e tutoria. Todas estas abordagens foram trabalhadas em exercícios práticos e discutidas pelos presentes, tendo em mente a realidade dos diversos países envolvidos.
Para além da troca de experiências profissionais, este tipo de encontro intercultural é sempre uma mais-valia no que respeita à abertura de horizontes culturais e da tomada de consciência das

diferenças e semelhanças entre vários países europeus. Os participantes tiveram a oportunidade não só de praticar a língua inglesa de forma ativa, mas puderam também fazer novas aprendizagens relativamente à cultura dos países dos seus colegas de curso e do local onde decorreu a formação. Roma não poderia ter sido melhor cenário para o desenvolvimento desta atividade multicultural.
A Cidade Eterna com a sua história milenar é uma das cidades mais importantes na História mundial e é vista como um dos marcos da civilização Europeia. Sendo a única cidade que integra um Estado, o Vaticano, sede da Igreja Católica, é considerada a capital de dois Estados.
Em cada canto, Roma deslumbra-nos com monumentos e ruínas da época do Império Romano, sendo o Coliseu e o Panteão das mais imponentes marcas dessa época. Por outro lado, vive-se a cultura do Renascimento e do Barroco. Em cada piazza, igreja, fonte ou no final de cada ruela, surgem-nos, por vezes inesperadamente, as mais fantásticas obras de arte, estátuas, escadarias, cúpulas ou fachadas.
Nas ruas e nos edifícios de Roma respira-se o génio de artistas como Michelangelo, Raffaello, Bernini, entre tantos outros, como se o espírito dos próprios nos espreitasse atrás de cada uma das suas magníficas obras.
Roma reúne numa só cidade a grandiosidade da História, a espiritualidade da Religião, a beleza da Arte e o prazer da Gastronomia e da Dolce Vita italiana. Esta fusão inebriante faz de Roma uma cidade obrigatória nos trilhos de quem aprecia as coisas belas da vida.

Laura Isabel Silva Maria
Professora de Inglês na Escola 2+3 do Ensino Básico da Quinta da Lomba

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita

Publicidade

Notícias relacionadas

Publicidade

Notícias por secção